1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

200714 abetxuko2Euskal Herria - ASEH - A Câmara Municipal de Gasteiz aprovou uma moção em que pede a libertação do preso político José Ramón López de Abetxuko, gravemente doente, por razões humanitárias. O Bildu, os jeltzales e os chuchalistas votaram a favor. O PP opôs-se.


A moção, que contava com o apoio de 595 assinaturas de pessoal do sector da Saúde e 2538 assinaturas de outros cidadãos, foi apresentada por Bildu e PNV e é muito semelhante à que foi aprovada na sessão plenária de 28 de Dezembro de 2012, na qual se pedia a libertação de Gotzone Lopez de Luzuriaga – que saiu da cadeia após a anulação da doutrina 197/2006 (Parot) – e também de López de Abetxuko, devido ao seu estado de saúde.

A moção sublinha que López de Abetxuko está há 24 anos na cadeia, a maior parte dos quais doente, e que o seu estado de saúde piorou desde a última moção aprovada na Câmara a solicitar a sua libertação; recorda que o preso tem uma cardiopatia grave e várias doenças degenerativas; solicita a sua libertação por razões humanitárias; exige que, até lá, seja transferido da cadeia asturiana de Villabona para a de Zaballa, em Araba (Euskal Herria).

Ordem de prisão para Jokin Aranalde

A Audiência Nacional espanhola deu ordem de prisão a Jokin Aranalde, membro do grupo de diálogo do Colectivo de Refugiados Políticos Bascos detido pela Polícia francesa em Ipar Euskal Herria e extraditado de imediato.

Aranalde foi presente, sexta-feira de manhã, a um juiz do tribunal de excepção espanhol, que o acusou de colaboração com a ETA e lhe deu ordem de prisão.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.