1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (4 Votos)

EH-Gurs-1940Ocitánia - ASEH - Vários colectivos bascos concentraram-se na pequena localidade occitana de Gurs (Estado francês) para evocar e homenagear os milhares de homens e mulheres que, depois da guerra de 36, estiveram no campo de refugiados e de concentração, em condições infra-humanas.


Muitos deles viriam a perder ali a vida. Estiveram presentes na iniciativa membros da Sare Antifaxista, do Vegan Pays Basque, do IpEH Antifaxista, do Boltxe Kolektiboa e do colectivo occitano Action Antifascista de Pau.

Republicanos, antifascistas, abertzales, anarquistas e membros das brigadas internacionais foram metidos num campo, localizado nas imediações de Gurs, que não reunia as mínimas condições de dignidade humana. Para a República francesa, estas pessoas eram, na verdade, um incómodo.

O campo começou a ser construído pelo Governo francês em Março de 1939. Devido à sua proximidade com Euskal Herria, era para albergar refugiados bascos, após a queda da frente da Catalunha. Contudo, face à avalanche de refugiados do Estado espanhol que entravam em França por esta fronteira, as autoridades tiveram de ampliar o campo e internaram nele todo o tipo de combatentes provenientes da Espanha republicana. Foi o campo de internamento mais importante de França.

O campo de Gurs permaneceu em funcionamento durante sete anos (1939-1946), sendo o de maior duração no Estado francês. Ali deixaram a vida centenas de refugiados bascos e republicanos, passando por condições de vida absolutamente indignas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.