1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

110112_criana_gregaGrécia - A Semana - A crise europeia está a atingir a Grécia onde mais dói, nos laços familiares que são muito privilegiados pela sociedade grega. Incapazes de alimentar os filhos, os pais vêem-se obrigados a deixá-los ao cuidado de instituições sociais e religiosas. A reportagem da BBC apresenta vários casos na capital, Atenas.


Segundo uma reportagem da BBC, a crise na Europa e os pacotes de austeridade impostos por FMI e Bruxelas, levam os gregos a, num acto de desespero, entregarem filhos a instituições para fazer frente aos problemas que ameaçam afundar o projecto da União que não estão a facilitar a vida dos europeus. E os gregos não são excepção, mas antes um sinal.

A reportagem da jornalista Chloe Hadjimatheou mostra o episódio de uma funcionária de um jardim infantil que encontrou um bilhete com uma das suas alunas de quatro anos: "Não virei buscar a Anna (nome fictício) hoje porque não tenho possibilidades de cuidar dela. Por favor tomem bem conta dela. Desculpem. A sua mãe"

Como assinala Sofia Kouhi, da instituição de caridade "O Sorriso de uma Criança", o que se regista agora é uma situação diametralmente oposta, em que são os pais que mais amam os seus filhos quem voluntariamente abdica deles pelo seu próprio bem.

"É muito triste ver o sofrimento que levam quando deixam as crianças, mas eles sabem que é pelo melhor, pelo menos neste período", revela a responsável.

Casos sucedem-se na capital grega

A reportagem da BBC apresenta mais casos como o de uma mãe que deixou a sua filha de oito anos na "SOS Aldeia das Crianças". Solteira e sem emprego há mais de um ano, a mãe explica que passou os dias à procura de trabalho, por vezes noite adentro. Era uma situação que a obrigava a deixar a filha sozinha em casa horas a fio.

Ao fim de um ano, e a viverem da caridade da igreja, esta mãe acabou por perder 25 quiloa. Até que tomou a decisão: "Todas as noites choro sozinha em casa, mas que posso fazer? Despedaça-me o coração, mas eu não tinha alternativa (...) Eu posso suportar isto, mas por que deveria ela sofrer?".

Actualmente, Maria (nome fictício) trabalha num café, mas a volatilidade da sua situação laboral e o facto de ter uma remuneração de 20 euros diários fá-la retardar a recolha da filha.

Uma das histórias mais extremas que entra no artigo publicado, nesta terça-feira, 10, no site da BBC diz respeito a dois bebés gémeos deixados numa instituição depois de os seus pais terem explicado que vinham do hospital, onde as crianças tinham recebido tratamento devido à má-nutrição. A mãe, igualmente mal-nutrida, era incapaz de os amamentar.

A reportagem na íntegra pode ser lida aqui: http://www.bbc.co.uk/news/magazine-16472310


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.