1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

6391178467 e323e94fc7 zLíbia - Vermelho - [Albano Nunes] A Líbia voltou recentemente às primeiras páginas dos jornais. Não por se vislumbrar saída para a trágica situação em que a criminosa agressão imperialista de 2011 mergulhou o país. Antes pelo contrário.


O que se anuncia agora, a somar às lutas intestinas de seitas criminosas em luta pelo controle das riquezas do país, é a chegada de mais bandos terroristas do auto-denominado "Estado Islâmico" (EI) que na Síria, com o apoio da aviação russa, estão a ser duramente fustigados pelo Exército do governo legítimo de Bashar al-Assad.

Claro que o imperialismo não abandonou os seus objetivos na Síria como o mostra a escalada intervencionista em curso, com a Turquia a bombardear os curdos sírios que combatem o EI, a Arábia Saudita a preparar-se para enviar tropas para o terreno e a Otan, a pretexto da "crise dos refugiados", a deslocar forças para a região. Mas perante as sérias dificuldades encontradas na Síria, o imperialismo procura reforçar o papel da sua sinistra criatura no processo de desestabilização do Magreb e do continente africano onde ultimamente tem sido particularmente intensa a sua ação subversiva.

Tal como a Síria a Líbia é uma presa que o imperialismo não largará facilmente. As suas riquezas e posição geo-estratégica são demasiado importantes. Além disso a reação internacional nunca perdoou à Líbia a sua opção pela soberania e o não alinhamento, a utilização dos seus enormes recursos petrolíferos para o desenvolvimento do país e, apesar de sérias contradições, a sua posição solidária com a Palestina ou por uma "unidade africana" fora do controlo imperialista.

A Líbia tornou-se no início do século XX uma colônia italiana e durante a Segunda Guerra Mundial foi palco de importantes batalhas contra as hordas nazis. Após a Vitória, e apesar de lhe ter sido reconhecida em 1951 a independência com a imposição de uma monarquia reacionária, a Líbia ficou praticamente sob tutela da Grã-Bretanha, que aí instalou, tal como noutros pontos do Mediterrâneo, de Gibraltar a Chipre, bases militares para impor a sua hegemonia numa vasta área de enorme importância estratégica em termos de rotas marítimas e riquezas naturais, e para fazer frente ao ascenso do movimento de libertação nacional dos povos árabes e africanos. Foi neste contexto que em 1 de setembro de 1969 um grupo de jovens oficiais dirigidos pelo então capitão Muammar Kadhafi derrubou a monarquia e proclamou a República Árabe Líbia, expulsou os militares britânicos e norte-americanos, nacionalizou o petróleo e tomou outras medidas anti-feudais e de carácter progressista.

Desde que se constituiu como país independente a Líbia raramente conheceu um momento de sossego. O imperialismo, utilizando os mais variados pretextos, tudo fez para derrubar o seu regime, indo ao ponto de bombardear Tripoli e Bengazi para assassinar Kadhafi. Finalmente, tirando partido de hesitações e contradições da direção líbia não hesitou em recorrer à Otan para a guerra de agressão que destruiu o país.

Foto: vittoare


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.