1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Gasteiz 730Israelgo enbaxadoreaEuskal Herria - ASEH - Quarta-feira à tarde, o embaixador do Estado sionista no Reino de Espanha, Daniel Kutner, visitou o Parlamento basco, no meio de grandes medidas de segurança e muitos protestos.


O Parlamento da Comunidade Autónoma Basca recebeu de forma calorosa o embaixador israelita. A presidente da instituição, Bakartxo Tejeria, entregou-lhe um símbolo do Parlamento e uma cópia da obra Linguae Vascorum Primitiae, «como sinal da amizade entre o País Basco e Israel» (sic). Seguiu-se uma reunião privada de meia hora.

O diplomata chegou à Câmara rodeado de grandes medidas de segurança. Como havia mobilizações de protesto, teve de entrar pela porta das traseiras. Cerca de cem pessoas participaram numa concentração contra a sua presença, convocada pela rede EH-Palestina, no decorrer da qual se ouviram palavras de ordem a favor da Palestina e contra Israel. Xabier Lasa, militante da Askapena, disse ao Argia que os manifestantes queriam denunciar «a presença em Euskal Herria de qualquer expressão cultural ou política de Israel». Para Lasa, que acusou o PNV de ter escondido a visita do embaixador, «é inaceitável que no Parlamento tenha lugar uma recepção ao responsável pelo apartheid e o genocídio da Palestina». Um representante da rede EH-Palestina reafirmou o compromisso com a campanha BDS e pediu apoio «para o povo palestiniano, que sofre a ocupação israelita».

EH Bildu contra a presença do embaixador

Os deputados da coligação EH Bildu protestaram à chegada do diplomata ao Parlamento. À entrada, os membros da coligação independentista mostraram ao representante da entidade sionista cartazes a favor da Palestina e contra Israel, e viveram-se alguns momentos de tensão. Antes de se juntarem à concentração no exterior, os deputados de esquerda saudaram Daniel Kutner com «Palestina askatu» [Liberdade para a Palestina] e «Israel hiltzaile» [Israel assassino].


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.