1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

arton4147Grécia - O Diário - [Nabil Sha’ath] Durante 70 anos, a Grécia e a Palestina foram amigas próximas e aliadas. Irão interesses económicos de curto prazo entre a Grécia e Israel levar os dirigentes gregos a abandonar-nos?


Assentes na experiência comum, em interesses de longo prazo e em princípios morais, as nossas relações com a Grécia vêm de há muito. Não se devia deixar que ganhos económicos de curto-prazo afetassem esta profunda e preciosa amizade.

Nos últimos 70 anos, as relações entre a Grécia e a Palestna foram de amizade próxima e de aliança política. Parte da nossa origem ancestral pode ser feita remontar à ilha grega de Creta. Erguemos a bandeira da Grécia em todas as nossas igrejas ortodoxas, às quais a maior parte dos nossos cristãos pertencem. Estamos gratos à Grécia pelo seu acolhimento de Yasser Arafat, o nosso dirigente evacuado de Beirute em 1982 depois do longo cerco por Israel.
Como ministro dos Estrangeiros, trabalhei bastante para apoiar a Grécia no mundo árabe e muçulmano, tanto económica como politicamente. A estreita ligação entre Papandeou e Arafat e entre mim e o seu filho George refletiram uma amizade duradoura entre a Palestina e a Grécia.

Como palestinos, estivemos ao lado da Grécia contra a ocupação turca do norte de Chipre. Na minha qualidade de ministro dos Estrangeiros da Palestina (1994-2005), as minhas instruções foram muito claras: oposição a qualquer reconhecimento de um estado separatista no norte de Chipre, particularmente dentro da Liga Árabe e da Organização da Cooperação Islâmica (OCI), nas quais tínhamos alguma influência moral e política. A amizade era mútua e não se limitava a um partido político particular. Era uma amizade entre povos: gregos e palestinos.

Quando a Grécia aderiu à UE, tornou-se um dos nossos mais próximos aliados dentro da UE, apoiando a nossa busca de uma solução política pacífica e estando ao nosso lado quando Israel violou os seus compromissos, quer continuando a expropriar terra e água, destruindo a faixa de Gaza ou negando-nos o Estado que tínhamos aceite em 22% da nossa terra-pátria. O nosso aliado grego manteve-se fiel aos princípios e compromissos que nos tinham unido durante 70 anos.

Ultimamente, e lamentavelmente, esta relação começou a mudar. Percebe-se a importância dos interesses económicos e políticos na formação e alteração das alianças políticas. Hoje, a Grécia e Israel estão ligados por certas questões, incluindo o gás natural, o petróleo, as influências geopolíticas e as crises financeiras.

Compreendemos. Tais ligações entre a Grécia e Israel não são únicas. Contudo, alterações de curto prazo nos interesses económicos e nas posições políticas não alteram factos importantes, como o facto de Israel ter ocupado a Palestina e um dos dois países estar a ser avisado para que não se torne num estado de apartheid. As alterações nos interesses económicos não mudam a lei internacional, a justiça e os direitos humanos.

Vários países, incluindo os BRICS ou a França, têm interesses económicos e políticos comuns com Israel, mas a sua posição sobre a necessidade de pôr fim ao projeto israelita de assentamentos coloniais e à ocupação militar não mudou.

Foram-nos dadas garantias pelos dirigentes da Grécia de que a sua relação mais próxima com Israel não iria alterar os seus compromissos com a Palestina, nem afetaria as relações históricas com a Palestina e com o mundo árabe/muçulmano em geral.

O apoio do povo grego à Palestina foi reafirmado pela votação de dezembro no parlamento grego, à qual assistiu o presidente Abbas, sobre uma resolução que apelou unanimente ao governo para o reconhecimento do Estado da Palestina. O governo no entanto recusou aplicar essa resolução.

A 17 de janeiro, houve um ponto de viragem durante o encontro do Conselho da União Europeia para as Relações Externas. Deu-se uma mudança completa na atividade de pressão diplomática da Grécia dentro da UE e nessa ocasião o ministro grego dos Estrangeiros frustrou muitos dos seus colegas europeus, quase conseguindo introduzir a linha de Israel nas conclusões do documento, tentando suavizar a linguagem sobre os assentamentos coloniais na Palestina ocupada.

Afirmações atribuídas a dirigentes gregos anunciando a sua recusa de aplicação da diretiva da UE sobre a rotulagem de produtos dos colonatos são chocantes, mas foram explicadas e mais tarde corrigidas. Uma declaração do Sr. Tsipras em apoio à pretensão israelita de que toda a Jerusalém era capital histórica do estado de Israel, ignorando os direitos palestinianos, foram ainda mais chocantes. A explicação grega foi de que a referência era histórica e não política. Em Israel e na Palestina, tudo o que é histórico é político. Embora mais tarde um porta-voz grego tenha reiterado o compromisso para um Estado da Palestina independente com Jerusalém oriental como capital, a declaração original não foi retirada. Aguardamos ainda uma explicação.

Notícias sobre posterior cooperação militar entre a Grécia e Israel são igualmente alarmantes para os palestinos.

Não queremos abandonar a nossa amizade com a Grécia, nem queremos assistir a uma mudança nas relações estratégicas que ligam a Grécia ao mundo árabe e muçulmano, em particular o Egipto e os países do Golfo.

Estou seguro que a maioria do povo grego partilha dos meus sentimentos sobre essa relação. Não trocamos os nossos compromissos e princípios morais por uma alteração temporária dos interesses económicos. Esperamos que a Grécia continue comprometida com estes princípios partilhados.


O Dr. Nabil Sha’ath é Comissário das Relações Internacionais da Fatah e antigo ministro dos Estrangeiros palestino (1994-2005).

Este texto foi publicado em: http://news4.gr/will-greece-betray-the-palestinians-palestine-news-network/

Tradução: Jorge Vasconcelos

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.