1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

221215 eua turTurquia - PCB - O contrabando de petróleo dos terroristas foi mantido em silêncio por considerar Ankara como sua amiga, disse um ex-agente da CIA.


“(Os Estados Unidos) sabiam que os turcos se dedicam ao comércio do petróleo do grupo terrorista EIIL (Daesh, em árabe) e obtém grandes lucros. Por isso, não bombardeavam suas colunas de caminhões-cisterna”, assegura Philip Giraldi, ex-agente da Agência Central de Inteligência (CIA, em inglês) dos EUA, informou na quinta-feira, a cadeia russa de notícias RT.

Giraldi destaca que ainda que os aviões de combate estadunidenses tenham atacado recentemente alguns caminhões-cisterna que transportavam petróleo às refinarias sob o controle do Daesh, antes não o faziam, porque Washington sabia que esses veículos “estavam sob a proteção da Turquia, onde existem bases aéreas dos EUA: isto é um fator importante”.

Em sua opinião, o fato de os EUA não criticarem os vínculos do Governo turco com os terroristas do EIIL se deve à vontade de Washington em manter a Turquia entre seus amigos, razão pela qual “a Casa Branca se mostra muito cautelosa em suas declarações” e ninguém acusa Ankara.

Por outro lado, o ex-agente recorda que foram os pilotos da Força Aérea estadunidense que alertaram, em novembro, os terroristas do Daesh ante de bombardear seus caminhões-cisterna, empregados no transporte do ouro negro para o território turco.

No primeiro ataque aéreo contra os caminhões petroleiros, realizado em 18 de novembro passado, “sobrevoamos os veículos à baixa altura para realizar uma demonstração de força prévia e, 45 minutos antes da ofensiva, atiramos alguns papeis com a advertência: Destruiremos os caminhões a partir do ar. Abandonem os veículos de imediato. Não arrisquem suas vidas”, declarou então o coronel Steve Warren, porta-voz das operações no Iraque da chamada coalizão anti-EIIL liderada por Washington.

Depois que um bombardeiro russo foi derrubado pela aviação turca, os meios de comunicação fizeram eco das acusações da Rússia ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, segundo as quais este último e sua família estão sendo beneficiados pelo contrabando de petróleo com Daesh.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/12/11/exagente-de-la-cia-eeuu-conocia-los-vinculos-petroleros-turquia-eiil/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.