1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

O ativista Ethan Abbott caminha com a sua alpaca durante um protesto contra a TPP / Reuters / Kevin LamarqueChile - RT - A assinatura da desregulamentação dos mercados que gerará ao Chile uma dependência das empresas estrangeiras e com isso uma perda da soberania nacional.


No Chile não se sabia nada sobre a assinatura do Acordo Transpacífico de cooperação econômica(TPP), até que o Wikileaks filtrou a informação. Em seguida, foi a vez de as agências internacionais, mas o governo de Michelle Bachelet não informou sobre isso, até que rumores a forçaram a admitir que ela havia aceitado o pacto secretamente.

Quais consequências gerará a TPP para o país ? Segundo analisa o portal El ciudadano, terá graves efeitos sobre a liberdade de comunicação, acesso a internet, os direitos das pessoas e sobre os medicamentos genéricos de baixo custo. Ademais, o Estado chileno sofrerá uma importante perda de soberania que transferirá as corporações transnacionais.

Desta maneira, empresas dos E.U.A e Japão, irão adquirir uma importante hegemonia, já que serão beneficiadas com a desregulamentação do mercado. Além disso, de acordo com a publicação, Washington acrescenta uma nova ferramenta para lidar com blocos regionais como o Mercosul, a UNASUL, CELAC ou Alba.

Esta dependência é a "A cereja no topo do bolo neoliberal’’, que domina as economias emergentes. Em particular, o Chile esta há um passo de padecer uma nova crise, já que seu modelo econômico baseado na extração de recursos minerais é um ‘’ um terno para grandes corporações’’, indica El ciudadano.

Por tudo isso, o portal espera uma "clara perda de soberania", com uma "concentração de mercado, restrição dos direitos e perda de liberdades" e, portanto, a transferência de " poderes infinitos para as corporações."


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.