1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

171215 riadSíria - Vermelho - Reunião na Arábia serve para conspirar contra Damasco.


O governo da Síria divulgou, por meio da embaixada do país no Brasil, uma nota em que denuncia a recente reunião de grupos "oposicionistas" sírios - e terroristas - realizada e patrocinada pela Arábia Saudita na cidade de Riad.

Leia abaixo a íntegra da nota:

Posição do Governo da República Árabe Síria sobre a reunião de Riad

Nas últimas semanas, assistiu-se a um impulso nos esforços internacionais para encontrar uma solução política para a crise atual na Síria, depois de ter ficado claro, para todos, o perigo iminente que o terrorismo representa para a paz e para a estabilidade regional e internacional.

Neste contexto, tivemos as reuniões de Viena 1 e 2 e as consequentes ideias e consensos, que delas emergiram, sobre os princípios e fundamentos para a solução da crise na Síria. Eis que a "conferência da oposição", realizada em Riad, que veio para traduzir a abordagem saudita contínua em conspirar contra o nosso país, abortou tudo o que foi acordado, em Viena, pelas seguintes razões:

• A reunião de Riad excedeu o papel de mediador internacional em definir os nomes da delegação de oposição, de acordo com Viena 2, e negligenciou as listas de nomes apresentadas pela Federação da Rússia, além de fazer vista grossa a uma ampla gama de oposicionistas, tanto da oposição interna quanto externa.

• A reunião de Riad antecipou o resultado das reuniões de Amã para identificar as organizações terroristas e, portanto, tentou, ao convocar os grupos terroristas, impor um fato consumado a qualquer futuro diálogo político.

• A Síria não poderá dialogar com qualquer facção que tenha erguido as armas contra o Estado. O diálogo com elas pode ocorrer por intermédio das Nações Unidas ou dos comitês de conciliações, para pôr um fim aos confrontos e alcançar as conciliações locais, com base na entrega das armas e na solução de sua situação, para que o Estado volte a ter o poder sobre as áreas antes controladas por eles.

• A maioria dos que foram convidados para ir a Riad representam uma vertente islâmica extremista, que reflete as posições da Arábia Saudita, do Catar e da Turquia (tais como a Irmandade Muçulmana e a Al-Qaida), enquanto que alguns outros não representam, senão, a si mesmos, o que significa que não possuem nenhuma base de apoio popular dentro da Síria.

• A declaração de Riad falou sobre pontos que não foram listados na Declaração de Viena 2, como o comitê do governo de transição e as medidas para construir a confiança, sem fazer referência aos sequestrados, assim como tentou impor outras condições ao Estado sírio, que atingem a dignidade da presidência.

• A reunião de Riad é um posicionamento que transforma a Arábia Saudita num centro de solução para a Síria, ao modo Arábia Saudita – Catar - Turquia (Os países conhecidos por conspirar contra a Síria), e isso significa, no entendimento deles, o fim do papel russo – americano e do papel das Nações Unidas, substituindo-os por um referencial puramente saudita.

Baseado no exposto, a Síria rejeita completamente os resultados da reunião de Riad e conclama os países a participar da reunião de Viena, levando em conta a sua posição.

Fonte: Embaixada da República Árabe da Síria. Tradução de Jihan Arar


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.