1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

16233095196 148fca2cfa zEstados Unidos - Telesur - O presidente Barack Obama disse que deseja visitar Cuba antes que termine seu governo em 2017, com a condição que se cumpram garantias por parte da ilha.


Foto de Stephen Melkisethian (CC by-nc-nd/2.0/)

Presidente dos EUA, Barack Obama, disse hoje que ele está disposto a visitar Cuba em 2016, se o governo de Raul Castro prometer respeitar os direitos humanos dos cubanos.

Outra condição de Obama para visitar a maior das Antilhas em seu ultimo ano como presidente dos estados unidos, é que seja permitido ter contato direto com os cubanos, "Se vou de visita, parto do principio que vou falar com todo mundo" disse ele.

Por ocasião do primeiro ano do processo de restabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e E.U.A, Obama reiterou que "Fui muito claro nas minhas conversas diretas com o presidente Raul Castro, de que continuaríamos ajudando aqueles que querem estender o caminho, você sabe, a liberdade de expressão em Cuba".

Sobre a desocupação da base naval de Guantanamo (sudeste de Cuba), antes que termine seu mandato em janeiro de 2017, Obama disse que "Não há duvida que a eles seria muito bom que devolvêssemos guantanamo, mas suspeito que vai ser uma discussão diplomática longa, que durará mais do que a minha administração".

No próximo, 17 de dezembro, cumpre-se o primeiro ano em que o presidente Obama e seu homologo Raul Castro, anunciaram a decisão de restabelecer relações diplomáticas, um processo que se concretizou em 20 de julho de 2015, quando abriram as embaixadas nas capitais dos respectivos países.

Mesmo com os acordos assinados entre ambos os governos, o levantamento do bloqueio econômico segue sendo a principal demanda de Cuba, como um passo imprescritível para avançar na construção desses vínculos.

Em outubro de 2015 os Estados Unidos votou contra a proposta de levantar o bloqueio contra Cuba. A decisão foi oposta aos pronunciamentos realizados pelo presidente Barack Obama, sobre a importância de eliminar essa politica fracassada.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.