1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

saaraSaara Ocidental - Prensa Latina - [Waldo Mendiluza] Apesar dos obstáculos de Marrocos e das manobras da França para impedir o diálogo dirigido à autodeterminação, o povo do Saara Ocidental insistirá na luta pela sua independência, afirmou hoje aqui o embaixador Ahmed Buhari.


Foto: Michele Benericetti (CC BY 2.0)

Em entrevista com a Prensa Latina, o representante da Frente Polisário ante as Nações Unidas assinalou que nos próximos meses serão de muita importância para os saarauís, cujo território continua ocupado por Marrocos, desde 1975.

Segundo o diplomata, o enviado especial da ONU para o Saara Ocidental, Cristopher Ross, viajará em janeiro à região e depois o fará, pela primeira vez, o secretário-geral da organização, Ban Ki-moon.

Será uma prova de fogo para Marrocos, que tem impedido a presença de Ross nos territórios saarauís, porque permitirá ver até onde é capaz de obstruir o processo de paz, advertiu.

Rabat nega sob diversos argumentos aos habitantes do Saara Ocidental o direito à independência e em particular a um referendo de autodeterminação promovido pelas Nações Unidas.

De acordo com Buhari, a comunidade internacional respalda essa saída, exceto França.

Paris não apoia as reclamadas negociações diretas entre Marrocos e a Frente Polisário em um ambiente sério e transparente para resolver o diferendo, denunciou.

Ontem, o Conselho de Segurança da ONU analisou a portas fechadas a situação saarauí, cujo caso está entre os 17 debatidos pelo Comitê de Descolonização da ONU.

Durante a reunião de ontem, os membros do Conselho reiteraram seu apoio aos gerenciamentos do Secretário-Geral e de seu enviado, disse o embaixador da Frente Polisário, organização que por quatro décadas tem lutado pela independência.

Ban pediu há um mês respaldo para as negociações impulsionadas pelas Nações Unidas face a solucionar o conflito no Saara Ocidental e garantir a autodeterminação do ocupado povo saarauí.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.