1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

071215 crudeTurquia - RT - [Traduçom do Diário Liberdade] Contrabandistas turcos e curdos compram crude roubado polo Estado Islámico no Iraque e Síria e vendem-no a terceiros países. Israel é um dos principais clientes, segundo o jornal israelita 'The Globes'.


O Estado Islámico vende até 40.000 barris de petróleo por dia, ganhando assim até 1,5 milhons de dólares cada 24 horas. Umha das jazidas onde se produz crude está localizado em Deir ez Zor, no este da Síria. Há outras duas no Iraque, segundo o mesmo meio.

O petróleo chega à cidade de Zakho, no Kurdistám iraquiano, perto da fronteira com a Síria e a Turquia. A esta zona chegam mediadores da Turquia e Israel para acordarem o preço.

Segundo o jornal 'A o-Araby a o-Jadeed', neste momento o crude vende-se a 15-18 dólares por barril, enquanto as marcas WTI e Brent comercializam-se a 41-45 dólares nos mercados internacionais.

Depois o crude cai em maos de uma rede de contrabando na Turquia, para ser distribuído a vários portos e, posteriormente, aos clientes.

Em agosto de 2015 'The Financial Times' informava de que 75 por cento do crude que Israel tinha comprado nos últimos tempos procedia do Kurdistám iraquiano. Mais de um terço destas importaçons passárom por Ceyhan, um porto turco no Mediterráneo.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.