1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

021215 rwPalestina - PCB - Artistas apoiam o boicote a Israel como forma de pressionar o cumprimento do direito internacional e pelo respeito aos direitos palestinos.


“Como posso realizar um show em Israel, quando milhões de palestinos não podem assistir?”, pergunta o reconhecido músico Roger Waters em um novo vídeo.

O vídeo, publicado por Adalah-NY: A Campanha de Nova York pelo Boicote a Israel, conta com influentes artistas com sede na Cidade de Nova York fazendo um chamado a outros trabalhadores da cultura para comprometer seu apoio ao boicote a Israel, em protesto aos 48 anos de ocupação ilegal dos territórios palestinos e os constantes abusos dos direitos humanos contra os palestinos autóctones.

“Como posso tocar em Israel sabendo que o governo utilizará meu show para encobrir seus crimes?”, pergunta o músico Kyp Malone, da banda TV on the Radio.

Waters e Malone se uniram a outros importantes artistas, entre eles Kathleen Chalfant, atriz de teatro e televisão indicada aos prêmios Tony; Molly Crabapple, artista e escritor; Tunde Adebimpe, vocalista da banda TV on the Radio; Kool AD, rapper anteriormente do grupo Das Racist; Tamar-Kali, músico de rock; e Swoon, um artista visual.

“O boicote cultural é uma tática baseada nos direitos éticos com precedentes históricos”, explica Swoon no vídeo. Esse boicote desempenhou um importante papel na luta contra o apartheid na África do Sul. O líder anti-apartheid, arcebispo Desmond Tutu, escreveu em uma carta em 2010, “como dissemos durante o apartheid, que era inapropriado para os artistas internacionais realizar seus espetáculos na África do Sul, em uma sociedade fundada sobe leis discriminatórias e exclusivamente racial, também seria um erro para Cape Tower Opera realizar um show em Israel”.

Somente dois dias depois de sua estreia, o vídeo já tinha sido visto mais de 100.000 vezes.

O boicote cultural é parte do amplo Movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS), um movimento pacífico mundial de direitos humanos convocado pela sociedade civil palestina, que pretende utilizar os meios econômicos não violentos para pressionar o governo de Israel a colocar fim à ocupação ilegal dos territórios palestinos, conceder igualdade de direitos para os cidadãos palestinos, e permitir que os palestinos que foram expulsos violentamente de sua terras ancestrais possam voltar, como exige o direito internacional.

Roger Waters liderou o movimento do boicote cultural a nível mundial. O co-fundador de Pink Floyd publicou várias cartas abertas exclusivamente em Salon nos últimos anos, pedindo a outros importantes artistas, entre eles Jon Bon Jovi e os Rolling Stones, a boicotar Israel.

O renomado músico e produtor Brian Eno e o artista israelense Ohal Grietzer apoiaram o vídeo de Adalah com um artigo em VICE, no qual pedem a seus amigos músicos que “boicotem Israel até que os palestinos sejam livres”. Os artistas citam outra carta do Arcebispo Tutu, que diz que a opressão israelense que presenciou sobre os palestinos é “pior que a qual vivemos”, e acrescentou: “Israel criou uma realidade de apartheid dentro de suas fronteiras e através de sua ocupação”.

Kathleen Chalfant explicou em um comunicado que apoia o BDS porque o “governo israelense e o exército restringem a liberdade dos trabalhadores culturais palestinos quase diariamente”.

“Um crescente movimento do boicote cultural a Israel ajuda a amplificar as vozes de artistas palestinos que estão lutando sob a ocupação, e ajudará a pressionar Israel a respeitar os direitos dos artistas palestinos, e de todos os palestinos”, analisou Chalfant.

“Com Israel intensificando sua repressão do povo palestino nas últimas semanas, esperamos que nossa mensagem ajude a alentar a outros a apoiar o boicote, negando-se a fazer apresentações em Israel, a participar de atividades financiadas pelo governo israelense ou apoiadas por instituições cúmplices nos abusos de direitos humanos por parte de Israel”, disse Tunde Adebimpe, cantor de TV on the Radio.

Muitos proeminentes artistas se negam a levar a cabo shows em Israel em honra ao boicote, incluindo Lauryn Hill, Elvis Costello, Santana, Talib Kweli, Gil Scott-Heron, Alice Walker, e outros.

Aproximadamente 180 trabalhadores e grupos culturais da cidade de Nova York assinaram um compromisso para apoiar o boicote cultural. Em termos mais gerais, mais de 400 trabalhadores da cultura de todos os EUA respaldam uma campanha estadunidense pelo Boicote Acadêmico e Cultural a Israel (USACBI), com uma declaração de apoio ao boicote cultural.

Mais de 700 artistas de todo o mundo anunciaram seu apoio ao BDS em uma carta aberta publicada no The Guardian, em fevereiro. “As guerras de Israel se travam na frente cultural”, escreveram. “Seu exército se dirige às instituições culturais palestinas para o ataque, e impede a livre circulação dos trabalhadores da cultura”. As centenas de artistas se comprometem a respeitar o boicote até que o governo israelense “respeite o direito internacional e ponha fim a sua opressão colonial aos palestinos”.

Sobre o autor: Ben Norton é escritor político no Salón. Você pode segui-lo Twitter em BenjaminNorton.

Fonte original: “Amplify your voice for justice”: Roger Waters and prominent artists call for boycott of Israel in new video

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/11/28/roger-waters-y-destacados-artistas-llaman-al-boicot-de-israel-en-su-nuevo-video-ampliemos-la-voz-por-la-justicia/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.