1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

300 7584 110950Paísos Cataláns - Llibertat - [Tradução do Diário Liberdade] A Assembleia Nacional Catalã (ANC) reuniu sábado dia 22 no Parque da Ciutadella de Barcelona milhares de pessoas num ato para defender as instituições, fazer visível o apoio cidadão ao Parlamento da Catalunha, escolhido democraticamente nas eleições de 27 de setembro, e pedir aos 72 deputados independentistes que formem Governo.


O ato foi animado pelo grupo musical Xeic e contou com a colaboração de Joan Lluís Bozzo, quem conduziu o ato e recolheu os anseios do público: "por favor, agora que o temos perto não nos acovardemos e não nos dividamos".

Também participaram Cristòfol Costumar, Magda Oranich, Jaume Terribas, Pep Riera, Saoka Kingolo, Justo Sociats, Carme García, Agustí Alcoberro e Teresa Romeu que leram os 9 pontos da declaração de início de criação do Estado catalão [declaração aprovada pelo Parlamento da Catalunha faz poucos dias].

David Fonte, Presidente da Câmara Municipal de Bellcaire na comarca do Empordà dirigiu-se ao público em representação do mundo local (AMI e ACM) para "pedir - exigir! - coragem" aos políticos e recordar que "os ataques do Governo espanhol não nos poderão parar".

Para terminar, Jordi Sànchez deu um discurso acompanhado de todo o Secretariado Nacional da ANC, em que defendeu uma unidade "a partir da pluralidade" e reivindicou que "adiantámos quando fomos juntos". O presidente da ANC dirigiu-se aos 72 deputados independentistas da seguinte forma: "obrigado pelo trabalho feito, esperamos bem mais de vocês". O ato acabou com o canto do hino do Principado da Catalunha, Els Segadors.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.