1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

191115 okinawaJapão - Prensa Latina - A 500 dias consecutivos chegou hoje, e ameaça cumprir mais, um protesto dos residentes da cidade japonesa de Okinawa, no sul do país, contra a transferência de uma base militar estadunidense.


Hoje cerca de mil pessoas ocuparam a entrada da instalação militar norte-americana de Camp Schwab, da Infantaria da Marinha dos Estados Unidos, perto da qual estão previstas obras para realocar a base de Futenma.

Esta última radica numa região densamente povoada da cidade de Ginowan e os planos consistem em transladar para um lugar costeiro, Henoko, próximo à cidade de Nago, na mesma ilha japonesa no sul do país.

No entanto, os residentes recusam essa decisão, adotada em 1996 mediante um acordo entre Tóquio e Washington, ao considerar que as obras e a posterior base militar danificarão o ecossistema marinho.

Os manifestantes de hoje portavam cartazes com frases como "Detenham as obras para ganhar terreno ao mar" e "Não à nova base".

O protesto acontece um dia depois do Governo central apresentar uma denúncia legal contra o governador de Okinawa, Takeshi Onaga.

O Gabinete dirigido pelo premiê Shinzo Abe aspira assim que um tribunal cancele um decreto de Onaga que anula uma permissão concedida antes pelo governador anterior.

Durante sua campanha eleitoral, o Governador prometeu tirar da meridional prefeitura os militares norte-americanos, enquanto a população os repudia por variadas razões.

Entre outras, os habitantes da ilha, no sul do país, opinam que a presença de soldados estadunidenses constitui um pesado ônus para a demarcação, pois com somente um por cento do território japonês, concentra mais de 70 por cento dos 47 mil militares norte-americanos no país.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.