1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Tutera Osborne zezenaEuskal Herria - ASEH - A EITB, em tom condoído, dizia-nos ontem à noite que estes «toiros» foram considerados património cultural – pelo Congresso dos Deputados e pelo Supremo –, em alusão ao facto de a organização juvenil da esquerda independentista basca, Ernai, ter mandado abaixo o touro, o último que restava em território basco.


Há alguns dias, numa acção levada a cabo no âmbito do 12 de Outubro (antigo Dia da Raça e actual Dia da Hispanidade, em que «nada há a celebrar»), membros da Ernai deitaram abaixo a enorme estrutura que sustentava o «touro da Osborne» em Tutera (Nafarroa), «fartos» de verem na paisagem basca um «símbolo da imposição espanhola» e da «repressão sofrida às mãos das forças de ocupação», revelou a organização juvenil numa nota.

A respeito do papel da Guarda Civil e das demais forças de ocupação em Euskal Herria, e da atitude dos governos por elas responsáveis, a Ernai lembra, também a propósito do 12 de Outubro, que, ao longo dos séculos, «as imposições» assumiram mil facetas e que, mesmo assim, «nem por um meio segundo nos conseguiram fazer sentir espanhóis».


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.