1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

051015 tuite siriaSíria - Vermelho - Uma das organizações não governamentais que opera em território sírio, a White Helmets, divulgou na última semana de setembro falsas informações sobre os ataques aéreos da Rússia na Síria. A organização divulgou falsas evidências do alegadamente “desastroso” envolvimento russo na Síria.


A White Helmets publicou uma foto na sua página no Twitter que mostra uma menina ensanguentada, afirmando que a criança foi ferida em conjunto com outros civis em resultado da operação aérea russa iniciada em 30 de setembro.

Todavia, esta informação falsa foi descoberta. Usuários do Twitter revelaram que a foto da menina ferida havia sido tirado em 25 de setembro de 2015, 5 dias antes.

051015 tuite siria2

Pretendendo colocar a culpa em Moscou, a White Helmets conseguiu colocar no Twitter uma mensagem sobre ataques aéreos russos algumas horas antes de o Parlamento da Rússia dar a sua autorização ao uso das Forças Armadas russas fora do país.

Em sua entrevista mais recente, a jornalista de investigação e ativista pela paz Vanessa Beeley destacou que a White Helmets (que anteriormente se chamava Syria Civil Defense) não foi criada por sírios e, por certo, não funciona para o interesse dos sírios. É financiada pelo Reino Unido, Estados Unidos e pela “oposição” síria, trabalhando principalmente com o grupo de militantes da Frente al-Nusra.

“A White Helmets demoniza o governo de al-Assad e estimula uma intervenção direta estrangeira”, disse Beeley à agência russa de notícias Sputnik.

Segundo a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakhárova, as declarações sobre vítimas em resultado dos ataques aéreos russos na Síria são uma parte da guerra de informação contra a Rússia.

Na quinta-feira (1), o porta-voz do presidente russo Dmitry Peskov pediu que se tratasse com atenção todas as informações sobre a operação aérea russa na Síria.

“Agora é preciso tratar com muita atenção as mensagens. Há muitas informações incorretas, informações falseadas e há muitas informações falsas. Por isso é necessário encontrar mecanismos de coordenação informativa, sobre os quais repetidamente tem falado o presidente russo. Estes mecanismos estão funcionando. Não se tornem vítimas destas informações falseadas”, disse Peskov.

Na manhã do dia 30 de setembro, o presidente russo Vladimir Putin pediu a permissão do Conselho da Federação russo para usar as Forças Armadas fora do país. O Senado russo aprovou este pedido por unanimidade.

Pouco depois se tornou público que a força aérea russa deu início à operação contra os terroristas do Estado Islâmico e destruiu o seu principal posto de comando na Síria.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.