1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (5 Votos)

yemenYémen - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] A invasão do Iêmen está longe de ser o "passeio" que os sauditas e o imperialismo norte-americano esperavam.


Crédito: Wikimedia Commons (Domínio Público)

Uma coisa foi tomar o Porto de Aden e a região do sul, que é uma planície. Outra muito diferente tomar a capital, Sanaa, apesar dos brutais bombardeios indiscriminados que têm deixado milhares de mortos e feridos.

Uma coisa é invadir; outra, muito diferente, é controlar depois ... Os norte-americanos que o digam. Eles não somente foram derrotados no Iraque, de onde tiveram que se retirar em 2007, mas não conseguiram controlar o Afeganistão, um país mais subdesenvolvido que o Paraguai!

A região norte do Iêmen é montanhosa. Os setores nacionalistas têm décadas de experiências em enfrentar os invasores.

Há havido várias incursões no interior do território da Arábia Saudita. Pelo sul, o Iêmen. Pelo norte, a Síria, o Iraque e a Palestina. Pelo ocidente, o norte da África, a Somália e o chamado Sahel (a região localizada imediatamente ao sul do Deserto de Saara). E no meio, vários países com altíssimo potencial explosivo no curto e no meio prazo: Jordânia, Líbano, Bahrein e a própria Província Oriental, habitadas majoritariamente por xiitas e palco de grandes manifestações, sufocadas a ferro e fogo em 2011 e 2012.

A crise e a desestabilização do Oriente Médio continua apertando o cerco contra os pilares tradicionais de controle da região pelas grandes potências.

Alejandro Acosta é cientista social, colaborador do Diário Liberdade e escreve para seu blog pessoal.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.