1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

baseokinawaJapão - Vermelho - Moradores japoneses de Nago, opostos à transferência para esta cidade de uma base militar estadunidense localizada em Futenma, prefeitura de Okinawa, obtiveram maioria nas eleições da Assembleia local, informou na segunda-feira (8) a emissora NHK.


Nas eleições celebradas o domingo (7), os partidários do prefeito de Nago, Susumu Inamine, conseguiram 16 lugares, enquanto seus oponentes conseguiram 11. Depois desses resultados, os vencedores das eleições têm maiores chances de bloquear a construção da nova base estadunidense, segundo refletiram meios de comunicação locais.

Como os candidatos contrários à transferência da instalação militar norte-americana obtiveram maioria, as opiniões dos residentes locais serão agora refletidas nas suas políticas, avaliou o próprio Inamine.

Grupos civis da região realizam com frequência actos de protesto em resposta ao governo central que decidiu arrendar a base de Futenma em Henoko, na costa de Nago, onde desde o mês passado são realizadas perfurações de teste.

Essas operações desenvolvem-se depois de que em dezembro de 2013 o governador de Okinawa, Hirokazu Nakaima, aprovasse o aterro de uma área do mar em frente a Nago para realocar o enclave militar de Futenma. Precisamente Nago, palco dos conflitos, já aloja Camp Schwab, outra instalação do corpo de Marinha dos Estados Unidos.

A polêmica base dos fuzileiros da marinha em Futenma localiza-se em um local de alta densidade populacional, o que aumenta a exposição aos acidentes aéreos.

Além de denúncias de crimes cometidos pelos marines, como estupros de mulheres e consumo de drogas, os habitantes também reclamam do barulho das aeronaves que, de forma ilegal, realizam manobras em horários noturnos.

Okinawa representa aproximadamente 75% da área usada para instalações das forças armadas de Washington em território nipônico, segundo dados oficiais.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.