1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

240814 Bilbau068-ikurrinaEuskal Herria - ASEH - Debaixo de muita chuva, cerca de mil pessoas participaram na manifestação que se realizou em Bilbau com o lema «Geurea ikurriña».


A mobilização começou na Praça Elíptica e, apesar da chuva incessante, ao longo do percurso ouviram-se muitos gritos a favor da independência e «ikurriña bai espainola ez!» [sim à basca, não à espanhola]. Junto à Câmara Municipal, houve um acto político.

Aos bertsos de Oihana Bartra e à homenagem à bandeira por um grupo de dantzaris, seguiu-se a intervenção de Larraitz Cisneros, que foi a txupinera da Aste Nagusia de 2007. Esta afirmou que a ikurriña, que foi içada pela primeira vez há 120 anos, é uma bandeira que «une e identifica os bascos em todo o mundo» e que se trata de um símbolo de «convivência e da liberdade».

Alvo de constantes perseguições, a ikurriña continua a ser um símbolo da identidade basca, recordou Cisneros, que apelou aos bilbaínos para que a exibam.

Para além da ikurriña, no início da manifestação também se viu uma bandeira da Palestina. No final, Cisneros expressou a sua solidariedade ao povo palestiniano e convidou as pessoas a participarem em iniciativas que vierem a ter lugar.

OTEIZA HOMENAGEOU A BANDEIRA BASCA

Depois de 40 anos em que a bandeira basca esteve presente na Câmara Municipal de Oteiza (Navarra), foram estas as primeiras festas em que tal não aconteceu. Em Novembro de 2013, o autarca (PSN) decidiu retirá-la, amparando-se na Lei dos Símbolos.

Na quarta-feira, 20, os habitantes desta localidade de Lizarraldea aproveitaram o início das festas para prestar homenagem a esta bandeira.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.