1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

guerra ucr 0Esquerda - O número de conflitos armados está a aumentar no mundo. Estes conflitos influem crescentemente na economia mundial. 9% da produção petrolífera está também em zona de guerra.


O “Jornal de Negócios”, desta terça-feira, dá conta de uma análise, publicada em julho passado pelo JP Morgan - um dos maiores bancos do mundo, à repercussão dos conflitos armados na economia mundial.

Segundo o documento, a guerra em dez áreas/países já matou mais de mil pessoas no último ano: Ucrânia, Israel/Gaza, Síria, Afeganistão, Iraque, Paquistão, Nigéria, Congo, Sudão do Sul e Líbia.

Noutros dez países registaram-se mais de 200 mortos no último ano: nomeadamente em Somália, Iémen e República Centro-Africana.

Estes conflitos envolvem 12% da população mundial e situam-se em zonas que abarcam 9% da população petrolífera mundial, afetando cada vez mais a economia mundial.

Segundo o jornal, em julho passado 28% dos inquiridos pelo Bank of America, o dobro do mês anterior, considerou que o alastrar dos conflitos armados é o maior risco que o mundo tem pela frente.

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, declarou aquando da última reunião mensal da instituição: “Não há dúvidas de que se olhar para o mundo hoje conclui que aumentaram [os conflitos armados]: Rússia, Iraque, Síria, Líbia (...)”. Draghi destacou ainda a crise ucraniana, que terá “um impacto mais forte na zona euro do que em outras zonas”.

O jornal dá também conta de que alguns analistas consideram que os mercados financeiros estão a desvalorizar os riscos geopolíticos. “A liquidez abundante entorpeceu os mercados. Ninguém quer apostar esse poder de fogo” referiu à Bloomberg Raj Hindocha, diretor de Research do Deutsche Bank, em Londres.

Olivier Blanchard, economista-chefe do FMI, considera, no entanto, que os riscos geopolíticos aumentaram”, mas ainda “não têm repercussões macroeconómicas”.

É difícil levar a sério esta declaração de Blanchard, quando as zonas de guerra envolvem 9% da produção petrolífera mundial e a guerra económica aumenta entre EUA/UE e Rússia, com sanções e contra-sanções.

O agravamento dos conflitos armados no mundo e o crescente militarismo das grandes potências, nomeadamente EUA e UE, junta-se assim à política austeritária e aos conflitos económicos, tornando-se um traço importante da evolução do mundo com a crise financeira e económica mundial, iniciada em 2007.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.