1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

140814 luganskUcrânia - Vermelho - [Tayguara Ribeiro] O número de mortos e feridos no leste da Ucrânia em decorrência da investida militar do governo local contra a população dobrou nas duas últimas semanas, de acordo com informações da ONU (Organização das Nações Unidas).


Ao todo, ao menos 2.086 pessoas já perderam a vida segundo estimativas conservadoras da entidade. "Isso corresponde a uma tendência crescente e clara", afirma a porta-voz das Nações Unidas, Cecile Pouilly. "Mais de 60 pessoas são mortas ou feridas todos os dias. São quase cinco mil feridos".

Os dados contabilizam os membros do corpo militar ucraniano, as forças de resistência no leste do país e, principalmente, os civis. No entanto, essas são "estimativas muito conservadoras", disse Pouilly, em referência a possibilidade de estes números serem muito maiores.

A crise na Ucrânia tem sido amplamente descrita como uma catástrofe humanitária. De acordo com as estimativas mais recentes da ONU, mais de 110 mil pessoas se deslocaram para outras regiões da Ucrânia fugindo do conflito. A Rússia declarou que mais de 730 mil pessoas se refugiaram no território russo.

Só em Donetsk, mais de mil pessoas pessoas ficaram desabrigadas devido aos combates, de acordo com a administração da cidade. Em Lugansk, outra localidade muito afetada pelas investidas do governo ucraniano, 250 mil pessoas não podem deixar a cidade e estão sem água, eletricidade e sem comunicação.

A expectativa é que a ajuda humanitária russa chegue até o local nos próximos dias, apesar do governo ucraniano estar dificultando a entrada dos suprimentos. As autoridades do país têm afirmado, repetidamente, que não vão permitir que a carga com alimentos e remédios passe pela fronteira. A alegação é de que os russos estariam camuflando um apoio militar ou mesmo uma intervenção através da ajuda humanitária, fato negado por Moscou. A Cruz Vermelha irá acompanhar a entrega dos suprimentos.

O conflito começou em meados de abril deste ano, quando a população do leste da Ucrânia não aceitou o golpe de Estado protagonizado pelas atuais autoridades ucranianas. Desde então, Kiev tem investido militarmente contra esta região do país.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.