1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

poroshenko2Ucrânia - Contrapoder - [Óscar Valadares] Petro Poroshenko, o homem que fora apresentado diante da comunidade internacional como aquele «moderado» com capacidade para reconduzir os excessos da junta golpista de Kiev e que justo depois o seu nomeamento viajava ao coração da UE para assinar aquele protocolo comercial que ratifica a entrada da Ucrânia na órbita da NATO, vem de enviar uma proposta de paz para a sua negociação. As possibilidades de que o plano de Poroshenko tenha qualquer consequência prática, além da propagandística, não parecem muitas, contudo.


Uma proposta por si própria contraditória

São vários os motivos polos que a paz de Poroshenko irá ter uma difícil concreção prática. Em primeiro lugar, polas graves contradições internas da própria proposta, que nem cumpre o requisito prévio de reconhecer as partes do conflito. A Ucrânia não reconhece Novoróssia, nem as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, às que continua a considerar terroristas pró-russos. Ao contrário, propositadamente ou não, Kiev cai na armadilha da sua própria propaganda e identifica Rússia como responsável de todo o desenvolvimento bélico nos territórios que continua a considerar como províncias próprias.

Identificando Rússia como a contraparte, na proposta argumenta-se que é responsabilidade de Moscovo obrigar os separatistas a se submeterem à legitimidade da Junta de Kiev, como se efetivamente o passo da dissidência política à oposição armada respondesse a uma lógica mecânica que possa ser ativada e desativada à margem dos interesses coletivos das pessoas que decidiram fazer parte das milícias do Donbass, verdadeiramente consideradas como antifascistas.

A proposta, contudo, não deixa de estar na linha das sanções, as ameaças e as pressões sobre o governo russo que os Estados Unidos e a União Europeia praticam desde há meses, à espera de uma entrada de facto da Rússia num cenário bélico. A Rússia, por enquanto, continua negando qualquer participação, ao ponto de ter mesmo recebido críticas desde o Donbass pola sua «passividade». Mas não é só por essas contradições flagrantes que a paz de Poroshenko resulta inverossímil.

Financiando a continuação da guerra

Que o homem que controla as forças armadas ucranianas na guerra contra a Novoróssia ofereça negociações de paz não é uma mudança menor no conflito que protagoniza. Menos ainda considerando que, após meses de ofensiva, o governo de Kiev se tem verificado incapaz de esmagar a revolta, ainda contando com uma correlação de forças de 10 a 1.

A ingente quantidade de dinheiro que o novo governo ucraniano está a gastar na sua guerra contra as repúblicas rebeldes, não deixa de crescer a cada hora que passa. Mesmo com o reiterado financiamento exterior para as suas operações — o último, os 19 milhões de dólares enviados desde os Estados Unidos para financiar os batalhões da morte da Guarda Nacional — e com o dinheiro entregado polas oligarquias ucranianas próximas aos partidos do governo, a situação é certamente ajustada. Daí que Arseniy Yatseniuk,  primeiro ministro e homem forte do partido de Yulia Tymoshenko no governo «centrista» de Kiev tenha anunciado a introdução de um imposto militar de 1,5% sobre a renda das pessoas (não das empresas) que irá direito e íntegro para financiar as novas forças armadas.

O objetivo é reunir, de aqui a final de ano, 178 milhões de euros (2,9 bilhões de hryvnias) que somar aos 551 milhões do orçamento do Estado destinados ao ministério da defesa e aos 31 milhões destinados aos serviços secretos. Em resumo, um acréscimo de algo mais de 32% para continuar uma agressão que come 2,3 milhões de euros diários (à margem dos batalhões paramilitares financiados diretamente por oligarcas como Igor Kolomoisky) e que começou em meados de Abril, quando a Crimeia decidiu declarar a independência da Ucrânia e se integrar na Federação Russa.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.