1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

libia2Líbia - Opera Mundi - Pelo menos 97 pessoas morreram e outras 404 ficaram feridas em duas semanas de confrontos entre milícias islamitas rivais pelo controle do aeroporto de Trípoli, informou neste domingo (27/07) o Ministério da Saúde da Líbia.


Trata-se do ponto de máxima violência no país africano desde o levante de 2011, que resultou na queda do ditador Muamar Kadafi.

Desde o dia 13 de julho, as milícias de Misrata iniciaram uma operação, com o intuito de expulsar do aeroporto as brigadas de Zintán, que assumiram controle do ponto estratégico com a queda de Kadafi. Os objetivos dos grupos rivais é obter maior influência política regional.

Sob a liderança interina de Abdallah Al-Thani, o governo da Líbia não conseguiu elaborar um Exército profissional capaz de se impor e de integrar os grupos armados que se desenvolveram em 2011. Tal incapacidade facilitou uma autonomia dessas brigadas, que cada vez mais desafiam as autoridades centrais em transição. Teme-se, com isso, que a instabilidade do país resulte em uma guerra civil.

Apenas nesta madrugada, a escalada de violência nos arredores resultou na morte de pelo menos 38 pessoas em combates entre o Exército e as milícias na cidade de Benghazi,  na porção leste da Líbia, confirmam fontes à Reuters e à AFP. Além disso, 23 trabalhadores egípcios foram atingidos fatalmente por mísseis destes confrontos,  aponta a agência estatal de notícias do Cairo.

No sábado (26/07), funcionários diplomáticos dos Estados Unidos evacuaram sua embaixada na Líbia e partiram para Tunísia, devido à proximidade dos combates. Além dos EUA, a ONU (Organização das Nações Unidas) e a Turquia também tiraram seus representantes do país nos últimos dias.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.