1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

100112_Ahmadinejad_ChvezVenezuela - Jornal de Angola - O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acusou, no domingo, os Estados Unidos de "inventarem" que o Irão prepara, com a Venezuela, Cuba e Nicarágua, "ataques" contra aquele país, mas não comentou a expulsão da consulesa venezuelana em Miami, horas antes da chegada do Presidente iraniano a capital do país, Caracas.


"Washington inventou que o Irão, a partir da Venezuela, Cuba ou Nicarágua, prepara ataques aos Estados Unidos. Isso tem de ser visto com cuidado, é uma ameaça contra nós", disse Hugo Chávez durante a emissão do seu programa dominical, "Alô Presidente".

Chávez assinalou que recebeu Ahmadinejad com muita honra". Os dois presidentes reuniram-se ontem em Caracas.

Venezuela e Estados Unidos mantêm uma relação diplomática tensa, e carecem de embaixadores desde o ano passado.

O líder do Irão Mahmud Ahmadinejad, chegou no domingo à Venezuela, primeira escala de seu périplo pela América Latina, que o leva a Nicarágua, Cuba e Equador, num momento de tensão crescente entre a República islâmica e os Estados Unidos.

O Presidente do Irão, Ahmadinejad foi recebido com honras militares no aeroporto internacional de Caracas, pelo vice-presidente, Elías Jaua, e por membros da comunidade iraniana na Venezuela.

O Presidente do Irão é acompanhado por uma comitiva de cerca de 100 pessoas, liderada pelos ministros Ali Akbar Salehi (Relações Exteriores), Shamsedin Hoseini (Economia), Mehdi Ghazanfari (Indústria, Comércio e Minas) e Majid Namju (Energia). A viagem da comitiva prossegue amanhã, na Nicarágua, onde Ahmadinejad vai assistir à posse de Daniel Ortega, reeleito para a presidência daquele país. O líder iraniano também visita Cuba e, na quinta-feira, o Equador, onde se vai reunir com Rafael Correa. O objectivo da viagem é fortalecer os laços com os países latinos que mantêm um discurso hostil em relação aos Estados Unidos, no momento em que o Ocidente aumenta a pressão sobre o Irão para que abandone o seu polémico programa nuclear. Teerão já fez saber que o seu progrma é pacífico.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.