1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

2505negroloiroIlhas Salomão - Ciência Hoje - A cor do cabelo e da pele é geralmente mais escura nas pessoas que vivem perto do Equador, por estarem mais expostas a raios ultravioletas. No entanto, os habitantes das ilhas Salomão e da Oceania equatorial têm uma pele bastante pigmentada e, pelo menos, dez por cento destes têm o cabelo loiro. Aliás são a população onde prevalece maior número de pessoas loiras fora da Europa, segundo os investigadores da Universidade de Stanford, que se têm dedicado e estudar esta particularidade.


Uma das explicações mais comuns é a mestiçagem, já que colonos europeus e comerciantes que navegaram desde séculos até a esta região deixaram rastos genéticos na sua passagem. A exposição ao sol e a alimentação rica em peixe também são especuladas como razão, mas os resultados do estudo publicado na revista«Science» invalidam estas hipóteses.
A equipa comparou os genomas de 43 loiros e 42 morenos das ilhas Salomão. A análise do sangue dos voluntários, permitiu identificar uma mutação no gene TYRP1, que parece ser o responsável por aloirar o cabelo desta população.

Os autores da investigação analisaram o gene já conhecido por estar associado à pigmentação de 941 indivíduos. No entanto, esta mutação não existe fora da Oceania e nunca foi reportada na Europa.

Segundo a equipa, a recolha não foi uma tarefa fácil, já que grande parte das ilhas Salomão é de acesso difícil, sem electricidade ou comunicações. A Malanésia é uma das regiões com maior diversidade linguística, com dezenas de línguas faladas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.