1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

031215 siouxEstados Unidos - Nacions sense Estat - [Traduçom do Diário Liberdade] A língua lakota é reintroduzida na reserva de Roseboud dos sioux.


A língua lakota ou sioux teton é umha das línguas siouan faladas ainda nos Estados Unidos. É intercompreensível com as outras línguas sioux, o dakota oeste ou yankyon e o este ou santee-sisseton. A reserva de Rosebud, a Dakota do Sul, é a sétima com mais populaçom, com 10.800 membros.

Os falantes de lakota som atualmente menos de 14 % do povo sioux. Podem totalizar umhas 6.000 pessoas, segundo o último censo disponível, de 2.010.

O escola Wakanyeja Tiokihe Oti, da reserva, iniciou em 2.014 um plano para introduzir a língua entre o alunado. Som 20 minutos de atividades diárias na língua própria, com as professoras Eagle Pipe e Guadalupe Standing Cloud, ambas falantes de lakota. Há 17 alunos e todos eles têm um falante de lakota na casa com quem praticar. O programa já tem lista de espera.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.