1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Bilbo1832 ikasle manifa1Euskal Herria - ASEH - Em resposta à greve convocada pelo sindicato Ikasle Abertzaleak da Biscaia e os movimentos estudantis de Bilbau e Leioa, milhares de estudantes do Ensino Secundário e Superior faltaram às aulas, uniram as várias lutas locais e encheram as ruas com o seu compromisso pela construção de um outro modelo educativo. Ao princípio da tarde, a capital biscainha foi palco de uma grande manifestação.


As colunas que partiram de Sarriko e de San Mames juntaram-se na Praça Moyua para dar início à manifestação, na qual foi patente a oposição dos estudantes às reformas que têm estado a ser implementadas e na qual assumiram protagonismo as palavras de ordem em defesa de uma Educação «para o povo» e em língua basca. Para além das declarações, alguns membros do movimento estudantil levaram a cabo diversas acções: pinturas nas multinacionais, acções frente aos bancos, protestos contra o plano educativo Heziberri, entre outras.

A marcha terminou no Arenal, onde os estudantes sublinharam a importância de «estarem unidos» na luta. «Estamos fartos. É tempo de dizer "basta"», clamaram, aludindo às reformas que lhes são impostas e à mercantilização do Ensino.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.