1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

130714 Baiona-400iraganEuskal Herria - ASEH - Para «14 juillet» (é francês, é oficial) e «uztailaren 14rako» (é basco, não oficial e perseguido judicialmente), o Kontseilua e a Euskal Konfederazioa convocaram uma concentração frente à Câmara Municipal de Uztaritze (Lapurdi, EH) para reclamar que o Estado tire a mão da massa, ou seja, suspenda de imediato a intervenção no que respeita à deliberação de oficialização do euskara. O ajuntamento é às 18h00.


Tudo isto se relaciona com o facto de, há quinze dias, o Conselho Municipal de Uztaritze ter decido declarar a língua basca oficial: tendo em conta que «os direitos dos falantes do euskara não foram reconhecidos até hoje», a ideia é apoiá-los.

Mal foi divulgada a deliberação, o representante do Estado francês em Baiona, o subprefeito Patrick Dallennes, manifestou a intenção de interpor um recurso contra ela.

As duas instituições de defesa do euskara denunciaram a atitude do Estado e congratularam-se com a decisão tomada pelo Conselho Municipal de Uztaritze. Também a UEMA (Udal Euskaldunen Mankomunitatea / Mancomunidade de Municípios de Língua Basca), a Udalbiltza (associação de municípios e de eleitos bascos) e a Euskal Herria Bai expressaram apoio ao referido município.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.