1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

230615 bernieEstados Unidos - Opera Mundi - Segundo pesquisas de opinião, candidato pré-democrata socialista obteve oito pontos sobre Hillary; entre republicanos, Donald Trump lidera com folga.


Senador de Vermont e pré-candidato, Bernie Sanders ultrapassou em cerca de oito pontos sua concorrente, Hillary Clinton, para concorrer à Casa Branca pelo partido Democrata nas pesquisas de opinião do estado norte-americano de Iowa, realizadas nesta sexta-feira (22/01).

Com 51% de intenção de voto contra 43% da concorrente, analistas da CNN acreditam que Sanders subiu nas pesquisas e abriu vantagem sobre Hillary devido às suas propostas de política econômica. Com relação a esse quesito especificamente, 67% dos eleitores democratas afirmaram confiar mais em Sanders, quem, segundo eles, ajudaria mais a classe média.

Hillary, contudo, liderou na questão da política externa, com 40 pontos a mais que seu concorrente socialista. Ela também foi vista como a candidata mais provável a ganhar as eleições gerais — que acontecerão em novembro — pelo Partido Democrata.

Em dezembro de 2015, Hillary estava à frente de Sanders por 18 pontos em uma das pesquisas, encomendada pela emissora norte-americana CNN. Na ocasião, a ex-secretária de Estado estava com 54% contra 36%.

Entre o republicanos, o magnata Donald Trump lidera as intenções de voto, com 37%. Em segundo lugar ficou o senador do Texas, Ted Cruz, com 26%. E, em terceiro, o senador da Flórida, Marco Rubio, com 14%.

Iowa: termômetro das eleições presidenciais

Considerado um termômetro eleitoral, Iowa é o estado onde acontece a primeira etapa das eleições presidenciais. Lá, são eleitos seis delegados, por meio de caucus (assembleias populares), diferentemente do resto dos EUA, onde acontecem eleições por urna e o voto é direto.

São estes seis delegados que representam o voto de todo o estado nas eleições gerais, que ocorrerão em novembro. Assim, em pleitos mais apertados, os seis votos de Iowa podem ser decisivos.

Além disso, o resultado da votação em Iowa muitas vezes impulsiona o candidato mais votado e dá uma indicação de qual será o resultado geral.

Por isso, os candidatos passam muito tempo no estado e chegam a realizar eventos mais íntimos, onde os eleitores de Iowa podem conhecer de fato os presidenciáveis.

Na disputa pela Casa Branca de 2016, o candidato que mais visitou o local foi o republicano Mike Huckabee, com 28 visitas. Donald Trump foi ao Iowa 18 vezes até o momento e Ted Cruz, 23. Entre os Democratas, tanto Hillary quanto Bernie Sanders foram ao Iowa em 16 ocasiões.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.