1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

diputatscupPaísos Cataláns - Vilaweb - [Tradução do Diário Liberdade] O inquérito foi durante a negociação com JxSí mas antes da investidura de Mas.


A maioria independentista no Parlamento da Catalunha seria mais ampla se hoje houvesse eleições, segundo o último barómetre do Centro d'Estudis d'Opinió (CEO), que foi feito público hoje (13/11) de manhã. Junts pel Sí manteria a representação actual, com 61-63 deputados; e a CUP subiria de 10 deputados para 14-16. Ciudadanos continuaria a ser a segunda força na Câmara com uma representação similar: 24-26 escons, seguidos do PSC, com 14-15, Catalunya Sí que es Pot, com 10-12 e o PP, com 8-10. O inquérito foi feito com duas mil entrevistas, entre 5 e 27 de outubro, ou seja: em plena negociação mas antes do pleno de investidura de Mas.

No barómetro também se pergunta aos participantes que votariam num referendo sobre a independência. À pergunta "Quer que Catalunha seja um estado independente?" 47,8% diz não e 46,7% diz sim. Apenas 3,9% não sabe, e 1,7% não contesta. Portanto, o Sim à independência ganha terreno a respeito do barómetre do mês de julho, em que o não era 50% e o sim 42%.

90% dos votantes de Junts pel Sí e a CUP defendem o estado independente e no resto de formações políticas o "Não" é amplamente maioritário.

Há outra pergunta em que se pergunta se uma Catalunha independente melhoraria a vida dos catalães. 43% diz que melhoraria; 15,2% opina que seria igual que agora; 30% pensa que pioraria e 10.1% não sabe.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.