1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

320px Arseniy YatsenyukUcrânia - Revista Opera - [Pedro Marin | Revista Opera] Dois anos depois do movimento Euromaidan, que levou à derrubada do então Presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, o povo ucraniano não sente muitas mudanças. É o que revela uma pesquisa realizada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) em parceria com a Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES), divulgada na semana passada.


Foto de Ybily (CC BY-SA 3.0) - Arseniy Yatsenyuk, Primeiro Ministro na Ucrânia pós-Maidan.

De acordo com a pesquisa, que foi feita em toda a Ucrânia, com a exceção dos territórios sobre controle rebelde (Donbass) e da Crimeia, 56% dos ucranianos pensam que o país está sendo guiado “para o caminho errado”, enquanto somente 20% pensam o contrário.

A pesquisa revelou ainda que a maior parte dos ucranianos (70%) pensam que o conflito no Donbass é o principal problema no país hoje, seguido da alta inflação (56%), corrupção (53%), pobreza (42%) desemprego (32%) e problemas econômicos (30%). Somente 19% disseram que os problemas do país com a Rússia são um tema grave hoje na Ucrânia.

Corrupção, Democracia e confiança em líderes

De acordo com a pesquisa, 40% dos ucranianos tiveram de pagar propina no último ano. 32% o fizeram para ter acesso a um hospital ou clínica, seguidos de 9% que pagaram mais do que o requerido para processar algum documento.

A pesquisa revelou também que somente 2% dos ucranianos consideram a Ucrânia um país completamente democrático hoje. 19% disseram que o país é uma democracia, mas com pequenos problemas, seguidos de 43% que consideraram que o país é uma democracia, mas com graves problemas. 23% disseram que não há democracia no país, e 10% não souberam responder.

O líder que conta com mais confiança é o atual Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko. 32% disseram confiar no Presidente (5% destes disseram ter “grande confiança” no líder). Ainda assim, 30% disseram não confiar muito, e 32% disseram não ter nenhuma confiança no Presidente.

O atual primeiro-ministro do país, , foi rejeitado por 43% dos entrevistados, que disseram não ter confiança nenhuma nele, seguidos de 32% que disseram ter pouca confiança. Somente 20% disseram confiar no líder. Há um ano, Yatsenyuk contava com a confiança de 59% dos entrevistados.

No que se refere às instituições, a mais confiável na visão dos ucranianos é o exército, que conta com a confiança de 74% dos entrevistados, seguida da mídia ucraniana (63%) e pela nova polícia do país (52%). Os batalhões voluntários pró-Ucrânia também contam com o apoio de 52% dos entrevistados. As instituições menos confiadas são a mídia russa, com rejeição de 82% dos entrevistados, seguida pelo Parlamento ucraniano (79%) e o Gabinete de Ministros (76%).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.