1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

TsiripasGrécia - Opera Mundi - "Se o que a Europa quer é divisão e que se mantenha submissão, diremos não e lutaremos pela dignidade de nosso povo e soberania nacional", afirmou premiê


O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse neste sábado (13/06) que está disposto a aceitar "compromissos desagradáveis" para assegurar acordo com credores internacionais, mas em troca o premiê pede um alívio da dívida que a Alemanha se recusa a aceitar.À equipe negociadora grega, que voltou para Bruxelas após o impasse de quinta-feira (11/06) em torno de uma solução para a crise do país, Tsipras ressaltou que não fará qualquer acordo com a União Europeia e o FMI (Fundo Monetário Internacional) que isole a Grécia do resto da Europa.Após a falta de acordo, o FMI se retirou das negociações e retornou para Washington.

O porta-voz do organismo internacional, Gerry Rice, justificou a retirada de seu representante de Bruxelas com o argumento de que agora as negociações se darão em nível político e o organismo trata de questões técnicas, o que foi considerado por fontes gregas como uma "disputa interna entre as instituições" da troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI).

Para a Atenas, o FMI "exerce pressão por todos lados, especialmente sobre Berlim, para conseguir que se apliquem políticas duras contra a Grécia e assegurar-se, portanto, que lhe devolvam seu dinheiro", assinalaram as fontes gregas.

Até o fim do mês, Atenas deve pagar 1,6 bilhão de euros ao FMI, com dinheiro que não tem. Ontem, membros da zona do euro discutiram formalmente vários cenários, incluindo o possível calote ao FMI.

Resposta de Tsipras

De acordo com um comunicado divulgado hoje pelo Executivo, Tsipras ressaltou que "se chegarmos a um acordo sustentável, independentemente do quão difícil seja o compromisso, poderemos suportar a carga, porque nosso único critério é sair da crise e acabar com a submissão a programas de resgate".

No entanto, advertiu que "se o que a Europa quer é a divisão e que se mantenha a submissão, tomaremos a grande decisão de dizer não e lutaremos pela dignidade de nosso povo e pela soberania nacional".

O premiê ressaltou ainda que "o governo tem o apoio da população e uma maioria confortável no parlamento. O povo nos deu sua confiança para que tomemos decisões críticas e administremos esta situação difícil".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.