1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

120215 rusAmérica Latina - Prensa Latina - O ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoigú, inicia hoje uma visita à Venezuela, onde será recebido pelo presidente, Nicolás Maduro, e manterá negociações com seu homólogo, o general de Exército Vladimir Padrino, confirmou uma fonte oficial.


Igor Konashénkov, porta-voz desse ministério, afirmou que Shoigú visitará também Cuba e a Nicarágua.

Segundo o porta-voz, o assunto comum desta viagem serão temas atuais de colaboração técnico-militar, e o intercâmbio de opiniões sobre assuntos chave da segurança regional e global, afrmou o portal multimídia Sputnik.

Konaskénkov precisou que Moscou mantém uma cooperação ativa nesta esfera com os três Estados latino-americanos, cuja técnica de combate é de fabricação soviética e russa, característica que oferece amplas perspectivas de mercado para a nação eurasiática.

Da mesma forma, considerou também importante o emprego com fins logísticos de portos e aeroportos pela Marinha e pela Força Aérea do Kremlin nas missões de patrulha global que realiza há alguns anos, sem violar o direito internacional, informou.

Depois das tentativas estadunidenses de boicotar o setor da defesa de Venezuela, Caracas iniciou-se em 2001, por iniciativa do falecido presidente Hugo Chávez, a compra de armamento russo.

Em outubro de 2013, os contratos esavam em 11 bilhões de dólares, informou o diretor da empresa estatal russa Rosoboronexport, Anatoli Isáikin.

Daniel Ortega, presidente de Nicarágua, por sua vez, declarou em 2014 que o Exército de seu país projeta uma modernização com o apoio de Rússia, país com o qual já assinou vários acordos de colaboração.

Em uma reunião com altos comandos, segundo fontes nicaraguenses, o líder sandinista afirmou que o armamento de suas tropas é obsoleto, pois já tem algumas décadas.

Ortega recordou que durante a presidência de Dmitri Medvedev, Manágua e Moscou assinaram um pacote de acordos de cooperação econômica, social e militar.

Esses entendimentos têm o objetivo de fortalecer a estabilidade, a segurança de nosso país e o fortalecimento e modernização de nosso Exército, explicou o presidente.

Com relação a Cuba, toda sua técnica militar é de procedência soviética, e a capacidade de inovação de seus especialistas militares oferece uma oportunidade comercial para Moscou.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.