1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

netanyahuIsrael - Prensa Latina - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ganhou as primárias para a presidência de seu partido, a coalizão ultra-direitista Likud com quase 60% dos votos, informou uma porta-voz do grupo.


A votação derivou-se da dissolução do parlamento e da convocação a eleições legislativas antecipadas para o próximo março depois que o chefe do gabinete demitiu dois de seus ministros, Tzipora Livni (Justiça) e Yair Laid (Finanças), por críticas a sua política.

Livni coaligou seu partido Ha Tenuah com o Trabalhista para se opor ao Likud, que coincidirá com uma provável aliança de pequenos grupos religiosos durante a consulta, programada para o próximo 17 de março, na qual Netanyahu tentará um quarto mandato, três deles consecutivos.

Os estremecimentos no cenário político israelense estão vinculados com um dinâmico quadro internacional favorável aos palestinos e contra a ocupação militar da Cisjordânia e o leste de Jerusalém.

A chancelaria israelense convocou o embaixador francês para lhe expressar seu desagrado pelo voto favorável no Conselho de Segurança a um projeto de resolução que fixa um limite de três anos para a retirada das tropas ocupantes de Tel Aviv às fronteiras anteriores a junho de 1967.

O texto não prosperou, como não conseguiu os nove votos imprescindíveis para passar ao debate, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, solicitou a entrada na Corte Penal Internacional, onde se propõe acusar Israel de crimes de guerra nos territórios ocupados.

A alegação está sustentada na repressão contra a população palestina e na anexação forçada de territórios para construir assentamentos paramilitares, considerada um crime de guerra pela IV Convenção de Genebra.

Também, de julho a agosto passados Israel iniciou uma agressão militar em massa contra Gaza com a qual causou a morte de uns dois mil 100 civis, em sua maioria mulheres e crianças, 11 mil feridos e devastou a empobrecida faixa, que bloqueia há mais de oito anos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.