1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

301014 bfBurquina Faso - Opera Mundi - Cidadãos querem evitar votação da emenda constitucional que permitirá ao presidente Blaise Compaoré, no cargo há 27 anos, continuar no poder.


Centenas de manifestantes entraram no Parlamento de Burkina Fasso, nesta quinta-feira (30/10), incendiando algumas dependências para evitar a votação da emenda constitucional que permitirá o presidente Blaise Compaoré continuar no cargo.

A Polícia tentou evitar a entrada dos cidadãos utilizando gás lacrimogêneo, mas se viu obrigada a se retirar, segundo pôde presenciar a Agência Efe.
Esta manhã, prevendo o ataque dos manifestantes, policiais e soldados tinham bloqueado com veículos blindados as entradas que levam ao Parlamento.
Enquanto acontecia a entrada no prédio do Parlamento, foram escutadas explosões em outras ruas de Ouagadogou, capital do país.

Compaoré, que está no poder desde 1987 após um golpe de Estado, poderá concorrer de novo às eleições de 2015 se esta emenda for aprovada.
O partido de Compaoré, o Democracia e Progresso (CDP), tem maioria no Parlamento, por isso que o líder da oposição Zéphirin Diabré convocou a "mobilização nacional" contra a emenda.
Os protestos começaram há dois dias, quando milhares de burquinenses se manifestaram em Ouagadogou ao grito de "vinte e sete anos são suficientes" (o tempo que Compaoré está no poder).
Os participantes do protesto chegaram a um milhão de pessoas segundo fontes da oposição, embora a Polícia os tenha calculado "milhares".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.