1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

corruptkenyaQuénia - Prensa Latina - O presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, confirmou na segunda (1) o início do registo biométrico de todos os funcionários públicos dos governos nacional e regionais, com o objetivo de combater a corrupção.


A corrupção no Quénia é um fenómeno que afecta a todos os níveis de governo e função pública, até limites onde associações cívicas, à margem da oficialidade, tentam trava-la. Agora, uma medida governamental tentará estabelecer algum controlo.

Na medida, incluem-se os empregados das instituições estatais, disse o presidente da república, Uhuru Kenyatta. Todos serão identificados mediante um sistema de detecção facial e de impressões digitais, junto a outros parâmetros biométricos. Também deverão contribuir documentação que acredite o seu posto actual e competências profissionais, destacou.

Desta maneira, o Governo queniano procura recuperar 1,8 biliões de chelins (15 milhões de euros) pagos anualmente a funcionários públicos inexistentes.

Uma vez completado o processo, em Outubro, a administração queniana comparará os salários pagos ao sector público com os registos biométricos. Nessa data, os funcionários públicos nomeados cuja identidade não esteja registada ou se desconheça seu paradeiro serão eliminados dos registos de pagamento.

Esta mesma medida foi implantada no início deste ano no Parlamento do Quénia. Ali existe também um sistema de leitura de impressões biométricas para controlar a presença de deputados aos plenos. Nesta instância, os deputados também utilizam cartões magnéticos para pedir a palavra perante o presidente da Câmara.

Contudo, John Githongo, um dos principais activistas anti-corrupção, comenta "Nunca tivemos menos confiança na habilidade do nosso governo para lidar com esta insegurança [derivada da corrupção]. Esse é o problema mais sério". E ainda acrescenta "A corrupção gera pobreza no fim. Está envenenando a nossa política. Está incrementando o nível de violência na nossa vida política. Está causando que o Quénia - apesar de todo o crescimento, brilhantes edifícios, todos esses lindos carros - caminhe cara o fracasso".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.