1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

fmiFrança - Opera Mundi - Christine Lagarde é investigada por favorecer Bernard Tapie, empresário amigo de Sarkozy, na venda da famosa marca desportiva Adidas, enquanto era ministra das Finanças do governo francês. A diretora-geral do FMI recusa demitir-se do cargo na instituição.


Christine Lagarde, atual diretora-geral do FMI (Fundo Monetário Internacional), disse na quarta-feira (27) que está sob investigação formal da Justiça francesa por "negligência" na condução de um caso de fraude multimilionária enquanto era ministra das Finanças durante o governo do presidente Nicolas Sarkozy (2007-2012).

Lagarde disse que instruiu os seus advogados a apelarem da decisão, a qual a chefe do FMI considera "totalmente sem méritos". Questionada sobre se pretendia pedir afastamento de diretora-geral do FMI, disse que "não" e que estava a caminho de Washington para fornecer aos economistas do Fundo todas as informações necessárias.

"A comissão investigadora do Tribunal de Justiça da República da França decidiu colocar-me sobre investigação formal", disse a economista à agência AFP. A declaração vem um dia após o caso de Lagarde ter sido apreciado por um tribunal especial francês, o único competente para julgar a ação de ministros e ex-ministros no exercício do cargo público.

No sistema francês, ser alvo de investigação formal é o equivalente a ser réu em processo judicial e acontece quando o juiz competente decide que o caso precisa de uma resposta da Justiça. Nem sempre, no entanto, a investigação é levada a tribunal para ser julgada.

Venda da Adidas

Conhecido como "caso Tapie", o processo no qual a diretora-geral do FMI é ré procura esclarecer se foi ou não legítima a forma como a então ministra das Finanças providenciou o pagamento de 400 milhões de euros em indemnização ao empresário Bernard Tapie, um antigo ministro de François Miterrand e amigo de Sarkozy.

O pagamento multimilionário está ligado a uma disputa entre o empresário e o banco Crédit Lyonnais, gerido parcialmente pelo Estado francês, sobre a venda da marca desportiva Adidas, em 1993. Tapie alega que o banco atuou de forma fraudulenta ao depreciar intencionalmente o valor da empresa no momento da venda. Dessa forma, o governo francês, como principal acionista do banco, deveria indemnizá-lo.

Em vez de deixar o caso seguir a sua tramitação ordinária na Justiça comum, a ministra optou, em 2007, por recorrer a um tribunal de arbitragem, que acabou por decidir pela indemnização milionária. A opção de Lagarde causou forte polémica em França, sob acusações de que o presidente Nicolas Sarkozy teria pressionado a ministra para favorecer o empresário, em troca do seu apoio nas eleições.

"Depois de três anos de processo, a única alegação que resta é de que, por desatenção, eu posso ter deixado de bloquear o tribunal arbitral que pôs fim ao longo caso Tapie", disse Lagarde à AFP.

Além de Lagarde, também estão sob investigação por corrupção os juízes que faziam parte do tribunal de arbitragem e o próprio Bernard Tapie.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.