1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

081214 machismo violenciaBlogueiras Feministas - [Bia Pagliarini] Sobre o termo "pró-feminismo" (ou poderia ser qualquer outra coisa, como pró-transfeminismo). Eu não vejo nenhuma "utilidade" política relevante no uso desse termo. Ao contrário, eu vejo o uso desse termo como algo sintomático sobre a forma como lidamos com os movimentos sociais, em especial, os feminismo e os "sujeitos políticos".


Primeiro, cabe aqui uma observação sobre a linguagem. A escolha de um termo, dada a identificação do sujeito com um discurso, não revela uma verdade escondida atrás das palavras, nem uma posição fixa e inequívoca.

Não é porque algum homem se diz “pró-feminista” que necessariamente eu concordo com a forma como este homem entende o feminismo (incluindo aqui a questão do protagonismo). Não é porque um homem se identifica como “pró-feminista” que ele vai ser um “cara legal pro feminismo”. Não existe segurança ou verdade primordial na escolha de palavras. As escolhas de palavras indicam — frise bem a palavra — algo, não são meramente algo em si.

Então, aqui a gente teria que começar a discutir os sentidos que circulam sobre esse prefixo “pró”. Muita gente põe como necessário a questão do distanciamento dos homens do feminismo pela questão do protagonismo. Mas a questão que me vêm: protagonismo de um grupo exige a construção de uma exterioridade? Do meu ponto de vista, não. Falar sobre mulheres e pessoas trans* implica falar, sim, de um Outro privilegiado, sim. Mas não significa dizer que a exterioridade implicada no nosso discurso que constrói esse Nós seja de uma coerência mecânica, tampouco o Outro possui essa coerência. Senão estaríamos limitando o feminismo e a tomada de posição política a um sociologismo e um empirismo que não irá nos ajudar. É sobre deslocar as fronteiras doEu e do Nós que o feminismo também deve atuar.

Logo, eu vejo, ao contrário, como esse prefixo “pró” pode significar uma domesticação e amortecimento da própria luta feminista. Se você se diz “pró” alguma coisa, ao invés da própria coisa, você se põe numa posição de exterioridade. Você pode lavar suas mãos. Eu não quero que homens e pessoas cis continuem lavando suas mãos e tendo o privilégio de manterem suas posições, suas identidades, até mesmo suas ontologias inalteradas. Se dizer “pró” é poder não se colocar de forma realmente afetada por aquilo que você julga “apoiar”. Meu transfeminismo não é feito para que homens e pessoas cis fiquem nestes mesmos lugares cômodos. É preciso construir deslocamentos. E isso significa questionar a identidade e a unicidade do Eu do sujeito cartesiano e racional.

Autora

Bia Pagliarini é estudante de letras, interessada na relação entre discurso e gênero. Transfeminista, revoltada contra o cistema. Esse texto foi publicado em seu perfil pessoal do Facebook em 28/11/2014.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.