1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

assange googleEstados Unidos - Prensa Latina - Julian Assange, diretor de Wikileaks, famoso por revelar segredos sobre irregularidades do governo estadounidense, acusou no sábado (25) à gigante da internet Google de estar unida às autoridades desse país norte-americano.


"Tenho documentado que a utilizam para fazer coisas. Usa-se para montar algo, para ter como um mini-departamento de estado dentro da Google", afirmou Assange em uma entrevista com a rádio espanhola Ser. Também pecisou que Jaret Cohen, um dos assessores, é usado para tentar influir o público ao mostrar temas como a tentativa do secretário John Kerry de realizar uma campanha de ataques a Síria no começo do ano.

Segundo Assange, a empresa tem vínculos fortes não somente com o Departamento de Estado, mas também com a New American Foundation, um "think tank" agressivo e liberal, encabeçado por Eric Schmidt, também presidente da Google.

"O outro fundador, interessado, é o Departamento de Estado", precisou Assange, ao chamar a atenção para a existência de pessoas do círculo do presidente da Google que transitam entre ambas entidades.

Segundo Assange, a maioria de correios eletrônicos são interceptados pela Agência Nacional de Segurança de Estados Unidos (NSA - sigla inglesa), pois servidores como Gmail e Hotmail encontram-se nesse país. Quando chega a Reino Unido é interceptado pelo Quartel Geral de Comunicações do Governo, conhecido como GCHQ, enquanto Google tem um sistema chamado Prisma que permite à NSA e ao FBI acesso aos emails.

Assange desmentiu assim mesmo boatos de que deixara a embaixada do Equador em Londres, onde se encontra, mesmo expressando confiança em seus advogados para solucionar a situação, com cerca de 12 julgamentos em todo mundo, e se garanta a sua liberdade.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.