1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (8 Votos)

irnaSíria - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] O Major General Soleimani, o chefe dos Quds (as operações especiais da Guarda da Revolução Islâmica), esteve em Moscou para se encontrar com o presidente Putin.


Major General Soleimani. Foto: IRNA

Por quê?

É evidente que as recentes operações promovidas pelo governo russo na Síria contam com a colaboração direta do Irã e indireta da China.

Há fortes transferências de mísseis, aviões, helicópteros e artilharia pesada por meio dos portos de Tartus (onde está localizada a única base russa no Mediterrâneo) e Latakia.

As operações do Exército Sírio em campo contam com o apoio do Hizbollah, a poderosa milícia libanesa que é apoiada pelo Irã, dos Quds e de várias milícias xiitas iraquianas apoiadas pelo Irã e, cada vez mais, dos russos.

Qual é o objetivo?

Criar um enclave "alawita" (grupo ao qual pertence o atual presidente al-Assad) que garanta a contenção dos sionistas israelenses, dos sauditas, dos turcos e do imperialismo no Oriente Médio.

O enclave deve garantir uma certa estabilização do contágio dos guerrilheiros islâmicos para o sul da Rússia e a Ásia Central.

Território?

Toda a região controlada pelos alawitas. O norte do Líbano, que compreende toda a costa do Mediterrâneo. A região oriental do Líbano, inclusive Damasco. Parte da região sudeste do Líbano, criando uma espécie de sanduiche contra as posições controladas por grupos ligados a al-Nusra (a al-Qaeda na Síria), apoiados pelos sionistas israelenses, na fronteira com Israel.

Modelo?

O modelo é muito parecido com os estados semi-congelados que os russos suportam e que são usados como mecanismos para conter a pressão do imperialismo norte-americano, europeu e da OTAN.

Exemplos: Transnístria (Moldávia), Ossétia do Sul e Abkhazia (Geórgia), Nagorno Karabakh (Armênia), Donbass (Ucrânia).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.