1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (4 Votos)

angieAlemanha - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] Nos últimos dias, a chanceler alemã Angela Merkel visitou a Albânia, a Sérvia e a Bósnia Herzegovina. Mas por que Merkel foi a países ultra secundários no cenário político europeu?


Chanceler alemã Angela Merkel. Foto: Philipp (CC BY 2.0)

Basicamente, há dois principais motivos envolvidos. Perante o aprofundamento da crise na periferia, a Alemanha tenta segurar a aparição de novos focos de incêndio que possam aparecer a partir do contágio proveniente da Grécia, da Moldávia, da Transnístria e da Ucrânia, em primeiro lugar. Ao mesmo tempo, o imperialismo europeu busca conter o expansionismo da Rússia na Europa Central, que tem fortalecido as relações com a Hungria e a Grécia, além da Sérvia, que é um tradicional aliado.

A entrada dos três países à União Europeia, além de Kosovo, tem sido adiada ou dificultada. Além dos conflitos entre os países, encontram-se os gastos iniciais envolvidos na incorporação e a eventual inundação da União Europeia com mais alguns milhões de trabalhadores, fugindo da crise econômica nos próprios países.

As economias da Albânia, da Sérvia, da Bósnia Herzegovina e Kosovo são muito fracas, mesmo consideradas em conjunto. São países basicamente agrícolas, onde o turismo, o comércio e a remessas dos imigrantes representam o componente principal. Mas esses países detêm importantes reservas de minerais e matérias-primas, além de contar com uma população total de 16 milhões de habitantes, em grande medida com alta qualificação. A extensão do negócio das terceirizações e dos “call centers” nos moldes da Polônia e da Romênia poderia significar uma boa oportunidade de lucros, principalmente considerando os irrisórios salários locais e a quase inexistência dos programas sociais.

Com o aprofundamento da crise na Europa, a Alemanha busca aproveitar as mínimas oportunidades para conter a queda dos lucros dos monopólios. No mesmo sentido, se colocam as pressões dos industriais alemães para regularizar as relações com a Rússia e acelerar a integração no chamado Novo Caminho da Seda impulsionado pelos chineses.

A crise avança na Europa a passos largos, a partir da crise da periferia e na direção do coração do capitalismo europeu, a Alemanha.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.