1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (4 Votos)

novidadeGrécia - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] Conforme previsto e esperado, a "saída" é manter a ultra parasitária dívida, um pouco mais alongada para impedir uma explosão social na Grécia.


Foto: Theophilos Papadopoulos (CC BY-NC-ND 2.0)

O ultra capitulador governo do Syriza até já tirou o ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, e o substituiu pelo queridinho da Alemanha e da França, Euclid Tsakalotos, o mesmo que substituiu Varoufakis nas negociações com a União Europeia.

Conforme previsto, o governo do Syriza (espécie de Psol brasileiro ou Podemos espanhol) entregou a proposta para a Comissão Europeia, mantendo a completa capitulação ao imperialismo europeu e norte-americano.

Essa proposta era a mesma da União Europeia, com apenas algumas diferenças cosméticas.

Leia também:

Grécia: venceu o “Não”, e agora?

Grécia: após a vitória do “Não”, por que renunciou o ministro das Finanças?

A grande "novidade" foi a "oferta" de atacar ainda mais as já convalidas aposentadorias, imediatamente. Se a análise não fosse política, mas moral ou gastronômica, poderia-se dizer que se trata de algo repugnante ou até obsceno.

O Syriza também aceitou aumentar os impostos sobre o consumo, o IVA (imposto sobre o valor agregado), imediatamente. Ou seja, mais um ataque contra os salários e os ingressos dos trabalhadores.

Tsipras pediu o acionamento do MEDE (Mecanismo Europeu de Resgate), que nada mais é do que um fundo de títulos financeiros ultra podre que tem como objetivo manter a especulação funcionando.

Uma ideia sobre a podridão dessa dívida pode ser vista nos primeiros relatórios da Comissão da Verdade sobre a dívida pública grega, da qual participou a brasileira Maria Lucia Fatorelli.

O recente Referendo, onde venceu o “Não”, nada mais foi do que uma manobra impulsionada pela própria Angela Merkel, François Hollande e o FMI, com o objetivo de possibilitar a manutenção da especulação financeira com a Grécia no olho do furacão.

Isso fica claro com o pedido que Tsipras está colocando. Uma única página pedindo um resgate por três anos. O FMI estima o "resgate" em 70 bilhões de euros.

De fato, nada chegará aos gregos, assim como nunca chegou. Os resgatados serão os banqueiros.

A esquerda integrada ao regime burguês não tem a mínima condição de enfrentar os crescentes ataques contra os trabalhadores. Devido à própria condição de classe, o seu objetivo é "um lugar ao sol", basicamente um carguinho de deputado, asessor ou alguma outra benesse do estado capitalista.

A única saída para a crise passa pelo rompimento com as amarras imperialistas, a começar com o parasitismo financeiro. As ultra corruptas dívidas públicas devem ser desconhecidas, o que conduz os bancos e as grandes empresas ao colapso.

Para colocar em prática medidas efetivas contra o capital é preciso a mobilização e organização das massas trabalhadores. O acelerado aprofundamento da crise capitalista coloca, como condição de vida ou morte, a retomada do movimento operário da década de 1980 abortado pelo chamado "neoliberalismo".

Conforme já analisado, o objetivo do Referendo foi apenas conseguir condições mais alongadas para manter os pagamentos dessa ultra corrupta e podre chamada dívida pública grega.

Essa política não é nada diferente do que o governo do PT faz no Brasil com a nossa ultra corrupta dívida pública que hoje consome quase a metade do que o governo gasta somente com os serviços (juros, taxas e amortizações).

Nouriel Roubini – o economista norte-americano, que, em 2006, previu, em detalhes, o colapso de 2008 – previu, no início deste ano, um novo colapso, de gigantescas proporções, muito maiores que todos os anteriores, para o próximo ano.

E agora não é como 2008, quando até um dia antes da AIG (a maior seguradora do mundo) quebrar, havia um "oba oba" generalizado. As vozes sobre o novo colapso aumentam a cada dia.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.