1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

171114 EH-Lenin Eguna4Euskal Herria - ASEH - A casa de cultura do bairro operário e combativo de Otxarkoaga, em Bilbau, quase encheu para as celebrações do Dia de Lenine.


O debate foi apaixonante e intenso, tendo havido inúmeras intervenções de camaradas e amigos sobre a questão central que se discutia.

Este ano, o debate incidiu na necessidade de criação de uma organização revolucionária no MLNV [Movimento de Libertação Nacional Basco] que faça frente ao reformismo e à social-democracia, e teve como base de discussão o texto «Lenine, contexto e organização» [aqui], de Petri Rekabarren. «A melhor forma de homenagear Lénine é debater sobre uma das bases do marxismo, a análise concreta da realidade concreta», afirma, a propósito, o coletivo basco Boltxe.

Seguiu-se, como é habitual, a oferenda floral junto ao monumento a Marx e Lénine, que orgulha o bairro de Otxarkoaga. O momento terminou com os presentes a cantarem o «Eusko Gudariak» e «A Internacional», antes do convívio no almoço popular.

O Boltxe salienta a presença, no Lenin Eguna deste ano, de dois amigos irlandeses do Irish Republican Socialist Party (IRSP), «partido revolucionário e socialista que alguma coisa sabe do reformismo», e agradece à comparsa Pa Ya! toda a ajuda prestada.

O Lenin Eguna não terminou com a jornada de ontem em Bilbau, pois estão agendados encontros para Pamplona, Gasteiz e Donostia.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.