1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

image large 0Opera Mundi - Estudo cobra ação dos líderes mundiais que estarão em Davos; em 2010, metade mais pobre da população mundial detinha a mesma riqueza dos 388 mais ricos.


Um estudo divulgado nesta segunda-feira (18/01) pela ONG internacional Oxfam indica que as 62 pessoas mais ricas do mundo possuem a mesma riqueza que a metade da população mundial, aproximadamente 3,5 bilhões de pessoas. O estudo foi lançado antes da edição deste ano do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, que começará na próxima quarta-feira (20/01).

“A preocupação dos líderes mundiais com a crise de aumento da desigualdade não se traduziu em ação concreta até o momento – o mundo se tornou um lugar muito mais desigual e a tendência está crescendo”, disse em nota a diretora-executiva da Oxfam, Winnie Byanyima. No documento, a Oxfam cobra uma ação dos líderes mundiais que irão se reunir em Davos para o combate à desigualdade no mundo.

De acordo com o estudo, desde 2010 a riqueza dos 62 mais ricos cresceu 44%, ao passo que a dos 3,5 bilhões mais pobres caiu 41%. Há seis anos, a riqueza da metade mais pobre da população mundial era igual à dos 388 mais ricos.

Leia mais: 

Desigualdade social aqui, lá e acolá

A desigualdade social chega a níveis alarmantes

Segundo a Oxfam, pela primeira vez o 1% mais rico da população detém a mesma riqueza dos 99% restantes. As pessoas que compõem o 1% mais abastado têm um patrimônio de pelo menos US$ 760 mil dólares cada (o equivalente a cerca de R$ 3,06 milhões).

“Empresas multinacionais e elites ricas estão sendo submetidas a regras diferentes dos demais, se recusando a pagar os impostos de que a sociedade precisa para funcionar”, disse Byanyima. Ela acrescentou que para se eliminar a pobreza extrema até 2030, uma das metas da ONU firmadas na última Assembleia Geral, em setembro, é necessário que os governos recolham os tributos que as empresas e os ricos devem.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.