1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Libia-guerraLíbia - Opera Mundi - Grupos armados em disputa na Líbia anunciaram nesta quinta-feira (31/07) que tomaram controle de Bengazi, segundo maior cidade da Líbia e foco de conflitos nas últimas semanas no país.


Foto: Coluna de fumaça é vista em Trípoli, nas redondezas do aeroporto internacional da capital líbia.

Segundo membros da organização Frente Al Nusra, braço da Al-Qaeda, o local está "completamente" dominado e foi proclamado um "Emirado Islâmico" na região, de acordo com a al Arabiya.

No entanto, o Exército da Líbia nega a instauração do Emirado. "Isto é mentira, pois nós [Exército] só nos retiramos temporariamente de algumas posições", alega o tenente Khalifa Hafter, citado pela Ansa. Segundo fontes citadas pela agência italiana, os confrontos já causaram "mais de 200 mortos e 400 feridos".
Embaixada evacuada

A situação segue grave nos arredores do aeroporto internacional da capital Trípoli, onde milícias islamitas rivais continuam disputando o controle do ponto estratégico desde o dia 13 de julho. A escalada de violência na capital fez com que o governo brasileiro decidisse nesta quinta transferir temporariamente os funcionários da Embaixada do Brasil em Trípoli para Túnis, na Tunísia.

Em nota citada pela Agência Brasil, o Itamaraty informou que a medida, tomada pela "contínua deterioração das condições de segurança" não implicará o fechamento da representação diplomática naquele país. Além do Brasil, os Estados Unidos, a ONU (Organização das Nações Unidas), a delegação da UE (União Europeia), a Espanha e a Turquia também tiraram seus representantes da Líbia nos últimos dias e transferiram para a Tunísia.

Sob a liderança interina de Abdallah Al-Thani, o governo da Líbia não conseguiu elaborar um Exército profissional capaz de se impor e de integrar os grupos armados que se desenvolveram em 2011, com a queda do líder Muamar Kadafi. Tal incapacidade facilitou uma autonomia dessas brigadas, que cada vez mais desafiam as autoridades centrais em transição. Teme-se, com isso, que a instabilidade do país resulte em uma guerra civil.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.