1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

251015 prePortugal - ACP-PI - Claramente a moda pegou.


Tal como a ACP-PI tem vindo a denunciar, as universidades e institutos públicos abrem despudoradamente concursos de falsas bolsas para suprir as suas necessidades permanentes. Depois dos concursos de bolsa para pedreiros (aqui), jardineiros (aqui), directores (aqui), cobradores (aqui), secretários (aqui), a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa oferece agora uma bolsa de técnico de investigação para desempenhar funções que vão de recepcionista e telefonista ao apoio à manutenção do edifício. O anúncio pode ser visto aqui.

O (ab)uso das bolsas afasta-as cada vez mais dos seus objectivos primários: a investigação e a formação, seja na área das ciências exactas, seja na das ciências sociais e humanas.

Anúncios como este despojam promiscuamente os trabalhadores dos seus direitos laborais básicos. É urgente que o Governo crie condições para ultrapassar as dificuldades na contratação de funcionários na função pública e para a criação de contratos laborais em Ciência (exigências que podes ler no nosso Plano de Emergência de Combate à Precariedade e ao Desemprego).

Tal como temos salientado anteriormente, é inadmissível a impunidade total no recurso abusivo a bolsas no Estado e é necessário que alguma entidade faça o controlo deste tipo de concursos para evitar a continuada generalização do abuso de bolsas precárias para preencherem funções permanentes das instituições.”


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.