1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

240710_CPLPMoçambique - Canalmoz - O Secretário Executivo da CPLP, Engenheiro Domingos Simões Pereira, e o representante da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN), Comendador Nazim Ahmad, assinaram ontem em Lunada um Protocolo de Cooperação, na semana em que decorre a VIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP sob o lema "Solidariedade na Diversidade" e ainda durante a Presidência portuguesa da CPLP, refere um comunicado enviado ontem à nossa redacção.


O protocolo foi assinado depois de obtido o consentimento dos oitos Estados membros através dos seus Ministros dos Negócios Estrangeiros, refere a fonte.
O objectivo do protocolo, acrescenta, é a promoção da cooperação mútua entre as partes em vários campos relacionados com a melhoria da qualidade de vida de populações que vivam em contextos vulneráveis em todos os países da CPLP, em particular nos países em que a AKDN já está estabelecida, nomeadamente em Moçambique.
A cooperação mútua consiste no estabelecimento de iniciativas conjuntas, projectos e eventos, suporte logístico, institucional e financeiro, divulgação de informação, transferência de conhecimento e troca de experiências e/ou cooperação noutras actividades de interesse comum, diz o secretariado da CPLP.
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Dr. Luís Amado, juntamente com os embaixadores dos Estados membros participaram na cerimónia de assinatura do protocolo.
Na cerimónia, o Secretário Executivo da CPLP, Domingos Pereira, manifestou a "confiança numa intervenção mais ampla e forte com a AKDN e a convicção de que este instrumento irá servir as duas organizações." Referiu ainda que "este acto confirma aqueles que são os princípios das nossas organizações" e solicitou aos Embaixadores de todos os Estados membros "o apoio para a implementação desta parceria".
O representante da AKDN, Nazim Ahmad, reiterou o objectivo inerente ao protocolo "que é o de promover a cooperação mútua entre as partes em vários campos relacionados com a melhoria da qualidade de vida das populações que vivem em contextos vulneráveis nos países da CPLP" e manifestou a confiança "de que com a celebração do presente protocolo iremos impulsionar ainda mais a importância que damos ao espaço lusófono."

O que é a CPLP?

A CPLP foi estabelecida em 1996 como o fórum multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros. A CPLP é uma organização internacional com oito países membros que têm a língua portuguesa como língua oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Para além destes Estados membros, a CPLP tem três observadores associados: Guiné Equatorial, Ilha Maurícia e Senegal.
A língua portuguesa é falada por mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo.
A VIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, em curso em Luanda, decorre sob o lema "Solidariedade na Diversidade" e marca a passagem da presidência pro tempore da CPLP de Portugal para Angola.

A Rede Aga Khan

Sua Alteza Aga Khan fundou e preside a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN), a qual abarca um grupo de agências de desenvolvimento privadas e não-confessionais. A AKDN trabalha no sentido de capacitar comunidades e indivíduos no sentido de melhorarem as suas condições de vida e oportunidades, particularmente na África Subsariana, Ásia Central e do Sul e no Médio Oriente.
As nove agências de desenvolvimento que compõem a AKDN concentram-se nas áreas do desenvolvimento social, cultural e económico dos indivíduos, independentemente do seu género, origem ou religião. O princípio ético orientador da AKDN é o da compaixão pelo mais vulnerável na sociedade. A AKDN está presente em dois países lusófonos, em Portugal desde 1983 e em Moçambique desde 1998.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.