1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

270316 condorAmérica Latina - Avante! - Milhares de pessoas acompanharam, dia 5 de Março, o funeral da coordenadora do Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas das Honduras (COPINH), Berta Cáceres, assassinada na quinta-feira, 3 de Março, em sua casa.


 O cortejo fúnebre transformou-se numa manifestação de exigência de justiça e numa condenação da atitude do governo liderado por Juan Orlando Hernández, que tarda em investigar cabalmente o caso.

A execução de Berta Cáceres, de 44 anos, líder política com papel relevante na contestação a projectos hidroeléctricos e de exploração mineira que colocam em causa o equilíbrio ambiental, a biodiversidade, e os direitos das comunidades originárias à terra e aos recursos naturais, bem como no combate ao golpe de Estado que em 2009 derrubou o então presidente eleito das Honduras, Manuel Zelaya, foi condenado por diversas entidades e organismos de defesa dos direitos humanos, incluindo as Nações Unidas.

Uma semana antes do homicídio, Berta Cáceres denunciou a liquidação de quatro activistas indígenas. A Comissão Inter-americana de Direitos Humanos havia pedido às autoridades hondurenhas a protecção de Berta Céceres, múltiplas vezes ameaçada.

Paralelamente, durante o mês de Março, nove camponeses e sete dirigentes políticos e sociais, entre os quais William Castilho, foram assassinado na Colômbia. No mesmo período, três dirigentes da Marcha Patriótica foram presos.

A confirmar que o «Condor» [nome da operação de liquidação de oposicionistas executada no século passado pelas ditaduras fascistas latino-americanas com o apoio dos EUA] volta a voar sobre a América Latina, também na Colômbia foi assassinado o jovem comunista Klaus Zapata.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.