1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

250111_cheiasMoçambique - Jornal de Angola - Três distritos estão isolados e dezenas de estradas intransitáveis nas províncias de Tete, Manica e Sofala, centro de Moçambique, na sequência de chuvas intensas na região e a montante das principais bacias hidrográficas, disse, ontem, à Lusa, fonte governamental.


Os distritos de Mutarara (Tete), Tambara (Manica) e Chemba (Sofala) estão incomunicáveis por terrestre na sequência do aumento dos caudais dos rios que circunscrevem as regiões. Cerca de sete mil pessoas em Chemba "estão a passar fome", afirmou.

 

Em Sofala, várias estradas no distrito de Nhamatanda estão intransitáveis devido ao transbordo do rio Púngu. O troço Tica-hamatanda, na Estrada Nacional 6, que liga o porto da Beira ao Interland, corre o risco de se tornar intransitável devido ao aumento do caudal do Púngu.

"A situação de inundações e cheias está sob o controlo, apesar de existirem inundações localizadas, sobretudo em zonas vulneráveis. O isolamento dos distritos não vai impedir que possamos fazer assistência aos afectados, pois temos vários meios para lá chegar", assegurou, à Lusa, Casimiro Abreu, director-geral adjunto do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades.

Cerca de 35 mil pessoas, que se encontravam em locais de risco (zonas ribeirinhas e ilhas) na região centro, disse foram aconselhadas a abandonar os locais e já se encontram em zonas seguras, sobretudo nos bairros de realojamento.

"Há o fenómeno resistência em abandonar as zonas de risco, mas é de um número não muito grande de pessoas, que fazem machambas [hortas] nas ilhas e estão a fazer colheita. As pessoas têm a consciência do risco das cheias e inundações e estamos a acompanhar a situação", disse.

A Administração Regional de Á­guas do Centro reiterou os pedidos às populações ribeirinhas para se retirarem das zonas propensas a inundações devido à subida dos níveis das principais bacias hidrográficas da região. No sábado, aumento das descargas da Barragem Hidroeléctrica de Cahora Bassa fez com que o rio Zambeze galgasse várias zonas do distrito de Caia (Sofala), estando algumas casas submersas, mas, até agora, sem vítimas mortais.

"Estamos a monitorar e em prontidão. Quase todos os comités de gestão de risco (568 no país) estão activos e contamos com o apoio dos líderes comunitários na sensibilização das comunidades, antes, durante e depois das cheias", explicou Casimiro Abreu.

O Presidente da República pediu, no fim-de-semana, aos moçambicanos que se mantenham alerta para o risco de cheias. Armando Guebuza lembrou que aumentaram os caudais dos rios Zambeze, Púngué, Búzi, Save, Limpopo, Incomáti e Maputo, e que foram inundados campos agrícolas e destruídas "algumas infra-estruturas".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.